Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: MICROBIOLOGIA ESPECIAL VETERINÁRIA A

Código: 20-424

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Microbiota normal dos animais. Principais microrganismos de interesse patológico em medicina veterinária e Saúde Pública. Identificação e quantificação de microrganismos em produtos de origem animal. Identificação de bactérias e fungos isolados de animais.

 

Objetivos

A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimento sobre microbiota normal e patogênica em animais; fornece conhecimentos sobre diferentes técnicas microbiológicas; identificar e quantificar microrganismos em produtos de origem animal; identificar e caracterizar os principais microrganismos de interesse em medicina veterinária.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; habilidade de trabalho em equipe; noções para o planejamento, orientação, execução, participação, gerenciamento e avaliação de inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal; elaboração e interpretação de laudos periciais e técnicos de análises microbiológicas de produtos de origem animal.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- MICROBIOTA NORMAL DOS ANIMAIS

    1. Interação hospedeiro-organismo
    2.  Sistema respiratório
    3.  Sistema digestório
    4.  Sistema urogenital
    5.  Sistema tegumentar.

 

UNIDADE 2- PRINCIPAIS MICRORGANISMOS DE INTERESSE PATOLÓGICO EM MEDICINA VETERINÁRIA

2.1 Mecanismo de patogenicidade

2.2 Métodos de controle

 

UNIDADE 3- IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

3.1 Técnicas análise microbiológica

3.2 Interpretação de resultados.

 

UNIDADE 4-  IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS E FUNGOS ISOLADOS DE ANIMAIS

4.1 Cocos Gram-positivos

4.2 Bacilos Gram-negativos

4.3 Fungos filamentosos e leveduras

 

UNIDADE 5 -  TESTES DE SUSCETIBILIDADE A ANTIBIÓTICOS

5.1 Antibiograma

5.2 Concentração Inibitória Mínima

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). A disciplina prevê aulas práticas através da realização de diferentes técnicas de análises. Ainda, contemplará 20h de T.D.E. e prevê 10h de extensão com ações e/ou socialização dos resultados para a comunidade externa.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída através dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

OPLUSTIL, Carmen Paz et al. Procedimentos básicos em microbiologia clínica. São Paulo: Sarvier, 2000. 254 p.

TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TRABULSI, L.R. Microbiologia. 5ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2008.

 

Bibliografia Complementar

KONEMAN, Elmer W. et al. Diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. xxxv, 1565 p.

MACÊDO, J.A.B. Métodos laboratoriais de análises físico-químicas e microbiológicas. 4. ed., atual. e rev. Belo Horizonte: CRQ-MG, 2013.

McVEY, Scott, KENNEDY, Melissa, CHENGAPPA, M.M. Microbiologia Veterinária, 3ª edição. Guanabara Koogan, 02/2016. [Minha Biblioteca].

RIBEIRO, Mariangela Cagnoni; SOARES, Maria Magali S. R. Microbiologia prática: roteiro e manual - bactérias e fungos. São Paulo: Atheneu, 2002.

VERMELHO, Alane Beatriz; BASTOS, Maria do Carmo de Freire; SÁ, Marta Helena Branquinha de. Bacteriologia geral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.