DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: REALIDADE BRASILEIRA Código: 73-400 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Análise da sociedade brasileira em seus componentes econômicos, políticos, culturais, científicos e tecnológicos, investigando as raízes da atual situação e as saídas possíveis para os problemas nacionais. Análise de formas de participação política e da construção da cidadania nos dias atuais.
2. OBJETIVOS - Despertar o interesse pelo conhecimento dos problemas da sociedade brasileira, de forma globalizante, objetiva e científica; Despertar uma maior autonomia na compreensão a apreensão do real, em vista da participação mais qualificada, na construção democrática da utopia brasileira. - Caracterizar a realidade brasileira no contexto capitalista internacional; - Contextualizar os problemas específicos da região na conjuntura nacional; - Inserir os acadêmicos nas discussões que preocupam os cidadãos nesta região; - Ser um elo de ligação entre a Universidade e a sociedade na construção de um projeto político mais participativo no Brasil.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - O Capitalismo Internacional, suas implicações e os Sistemas Alternativos; - Liberalismo/Capitalismo/Socialismo e Social Democracia; -Globalização e Regionalização: Formação dos Blocos Econômicos; - Neoliberalismo; A sociedade 20 por 80; - O Brasil no Contexto do mundo Capitalista; - A crise de 1929; - A Era Vargas e o modelo Nacionalista e Autônomo; - A crise do modelo Nacional-Populista (1961-64); - Os Militares e o Estado Brasileiro. (Golpe); - O Processo de Redemocratização do País; - Educação: Neoconservadorismo e Alternativas Democráticas; - O papel social da escola; - A formação profissional do Trabalhador; - A política Fundiária no Brasil; - Os Partidos Políticos no Brasil; - As rápidas mudanças: Urbanização descontrolada; - Os rastros do processo de Globalização nos países periféricos; - Dependência econômica, política, científica e cultural; - Pobreza, analfabetismo e doença; - Desafios atuais: Distribuição de renda e riqueza; - Saneamento Básico, Saúde, Educação e Emprego.
4. METODOLOGIA A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino, com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica.
A aula é o espaço do diálogo e do conflito, momento em que se discutem as práticas existentes à luz de referenciais teóricos. Nessa perspectiva, as aulas devem proporcionar um espaço rico em estudos de textos e de contextos e, da análise de práticas e proposições de novas possibilidades, numa relação estabelecida entre teoria e prática. Será preciso assim, propor metodologias e instrumentos como: seminários, debates, leituras, utilização de recursos de mídia e multimídia, proporcionando-se um ambiente rico em possibilidades de construção.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias complementares para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem é papel fundamental deste processo.
A avaliação é, assim, permanente, respeitando-se os documentos regimentais e pode ser compostas por provas; trabalhos individuais e em grupo e participação em seminários e debates. A participação efetiva em aula constitui-se em elemento fundamental da avaliação.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARRION, R. & Outros. Globalização, neoliberalismo e privatização. Porto Alegre: UFRGS, 1997. CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. Cortez, 1991. FRIGOTTO, G. Educação e a Crise do Capitalismo Real. Cortez, 1996.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRUM, A. O desenvolvimento econômico brasileiro. Ijuí - RS: UNIJUÍ, 1997. FERNANDES, F. (Org). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de Final de Século. Petrópolis: Vozes, 1998. MARTIN, H. P. A Armadilha da Globalização. São Paulo: Globo, 1998. NEUMANN, L. E. Realidade Brasileira: Uma Visão Humanizadora. Porto Alegre: Vozes, 1983. ROSSATO, R. Século XX: Urbanização e Cidadania. Santa Maria: Palloti, 1996.
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