DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA CÓDIGO: 73-227 CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30) Nº DE CRÉDITOS: 02
1 EMENTA Estudo dos principais conceitos de modo amplo e geral numa perspectiva sociológica de análise do espaço sociocultural, organização e estrutura de classes na sociedade, bem como suas principais instituições.
2 OBJETIVOS GERAIS Compreender os fundamentos teóricos dos fenômenos sociológicos na sociedade contemporânea a partir dos clássicos.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Compreender a sociologia enquanto ciência que estuda a sociedade em suas inúmeras dimensões: social, cultural, religiosa, entre outras; - Introduzir o estudo teórico, crítico e metodológico de categorias e conceitos sociológicos básicos, através das principais teorias sociológicas à luz dos sociólogos clássicos.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES 1. Sociologia: Introdução ao Estudo da Sociedade 2. Definição, evolução histórica e pertinência da Sociologia no universo acadêmico. 3. O Pensamento Sociológico Clássico 4. As contribuições de Comte, Durkheim, Weber e Marx; 5. Correntes do pensamento sociológico contemporâneo; 6. O pensamento sociológico brasileiro. 7. Estrutura e Organização Social 8. Modos de produção; 9. Instituições sociais (Família, Religião, Estado, Escola, Partidos Políticos, Sindicatos; ONGs); 10. Dinâmica social: controle, mudanças e transformações sociais; 11. A organização do trabalho e a produção cultural 12. A distribuição dos produtos do trabalho e da cultura 13. Trabalho e Sociedade no Sistema Capitalista 14. Classes sociais: origem, conceito, luta de classes na sociedade capitalista e estrutura de classes no Brasil; 15. Aparelhos ideológicos do Estado 16. Movimentos Sociais e desenvolvimento da cidadania. 17.Temas Atuais / Emergentes 18. Comunicação e Sociedade 19. Questão étnico-racial, cultura e história afrodescendente e indígena; 20. Sustentabilidade planetária e meio ambiente; 21. Sexualidade e gênero; 22. Sociedade e tecnologias; 23. Pobreza, Exclusão e bem estar social, desigualdade global; 24. Democracia e Direitos Humanos.
5 METODOLOGIA O desenvolvimento da disciplina observará procedimentos metodológicos, como aulas expositivas, a socialização de leituras e pesquisas bibliográficas em seminários, a problematização de textos, de conceitos e de teorias e a exposição argumentativa em debates de temas pertinentes e significativos. 6 AVALIAÇÃO A avaliação desenvolver-se-á a partir de um processo em que se evidencie a compreensão e o desenvolvimento de conhecimentos e da reflexão crítica, manifestados por meio da socialização de leituras, participação de discussões e debates, provas e elaborações textuais.
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7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2010. MINUCHIN, Patrícia; COLAPINTO, Jorge; MINUCHIN, Salvador. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social: uma abordagem sistêmica. 2. Ed. São Paulo: Roca, 2011. SASSEN, Saskia. Sociologia da globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GUARESCHI, Pedrinho A. Sociologia crítica: alternativas de mudança. 58. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2005. HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2010. IANNI, Octávio. A era do globalismo. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Bos, 1999. ZUCHI, Claudir Miguel; CASSOL, Claudionei Vicente; CÓCCO, Maria Fernandes (Org.). Estudos filosóficos: articulações entre filosofia, ciência e educação. Frederico Westphalen: Pluma, 2008.
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