Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA MÉDICA

Código: 70-771

Carga Horária: 30 horas      Teórica: 30h

Nº de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Psicologia dinâmica e psicossomática aplicada a Medicina. Mecanismos psicológicos de adaptação e de defesa do ego. Personalidade e cultura. Conflito psicológico. Relação médico-doença. Estresse e saúde mental do médico. Maturidade emocional.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Disponibilizar ao aluno o conhecimento dos mecanismos psicológicos do ser humano, inclusive do próprio médico, frente ao estresse e a doença.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

  • Compreender como se estrutura a personalidade normal e patológica na abordagem psicanalítica, como se dá a formação do conflito psicológico e a utilização dos mecanismos de defesa do Ego.
  • Conhecer as principais funções psíquicas e suas alterações de consciência, orientação, atenção, memória, pensamento, senso percepção, humor, afeto, volição, juízo, psicomotricidade.
  • Relacionar os conhecimentos sobre a estruturação psíquica do sujeito com os conceitos da Medicina Psicossomática.
  • Reconhecer e descrever as reações comuns ao adoecimento e os processos de regressão do paciente frente à doença.
  • Reconhecer e descrever os aspectos psicodinâmicos presentes na entrevista médica com o paciente.  
  • Relacionar o conceito de maturidade emocional com as reações comportamentais e emocionais do médico e do paciente frente à doença.
  • Reconhecer a importância do autocuidado na preservação da saúde mental do médico, diante de situações de estresse profissional e valorizar a própria saúde e bem-estar.
  • Comunicar-se eticamente, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação.
  • Apresentar postura crítica, reflexiva e senso de responsabilidade social relacionados aos conteúdos desenvolvidos.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR:

  1. Definição e caracterização de aspectos subjetivos da relação médico-paciente
  2. A entrevista com o paciente e seus aspectos psicodinâmicos
  3. Revisão da formação da personalidade normal e patológica
  4. Mecanismos de defesa do Ego
  5. Funções do Ego e suas Principais alterações.
  6. Processo de regressão frente à doença
  7. Localização e formação do conflito psicológico
  8. Pensamento primário e secundário e/ou concreto e subjetivo
  9. Formação do sintoma psicossomático
  10. Maturidade Emocional
  11. Reações do médico frente à doença
  12. Estresse no trabalho e saúde mental do médico

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com uso de mídia digital. Leitura de textos selecionados, seminários teóricos integradores, elaboração de mapas conceituais e resenhas. Integração da teoria com a prática através de situações reais, casos clínicos e experiências pessoais.

 

5 AVALIAÇÃO

Serão utilizados como instrumentos de avaliação: provas teóricas, trabalhos individuais e grupais, apresentação de seminários e análise conjunta (aluno e professor) do desempenho do estudante nas competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias – Abordagens Atuais. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, 1998. (9)

MANNRICH, Maria Eli Braga. Psicologia Médica. A Dimensão Psicossocial da Prática Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MARCO, Mario Alfredo de. Psicologia Médica. Abordagem Integral do Processo Saúde-doença. Porto Alegre: Artmed, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAIXETA, Leonardo; CAIXETA, Marcelo, CAIXETA, Victor. Psicologia Médica. Editora São Paulo: Sparta, 2015.

GABBARD, Glen O. Psiquiatria psicodinâmica: baseado no DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LEITE, Álvaro Jorge Madeiro; CAPRARA, Andrea; COELHO FILHO, João Macêdo. Habilidades de Comunicação com Pacientes e Famílias. Rio de Janeiro: Sarvier, 2007.

ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica - uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999. (11)

ZIMERMAN, David E. Fundamentos básicos das grupoterapias. Porto Alegre: Artmed, 2010, 2000. (8)