DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Pediatria Preventiva, Social e Clínica Código: 40-641 Carga Horária: 150 horas Teórica: 60 Prática: 90 Número de Créditos: 10
1 EMENTA Crescimento. Aleitamento Materno. Alimentação na Infância. Ambiente Saudável. Imunização. Afecções Respiratórias na Pediatria. Desenvolvimento. A criança na Creche. A criança na Escola. Distúrbios nutricionais. O cuidado do recém-nascido. A criança nas diferentes culturas.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 CONTEÚDO CURRICULAR A Puericultura e a visão global da criança Atenção básica à saúde da criança Avaliação do estado nutricional Crescimento intrauterino e peso ao nascer Baixa estatura: variantes normais Obesidade Icterícia neonatal Alimentação do RN a termo Asfixia neonatal Infecção Congênita Hipoglicemia, hipocalcemia e hipomagnesemia Infecções de vias aéreas superiores (IVAS) Infecções de vias aéreas inferiores Doenças exantemáticas Desidratação Terapia da reidratação oral Diarreia aguda Constipação intestinal Parasitoses intestinais Anemia carencial Anemia no período neonatal Alergias respiratórias Aleitamento materno Genitália ambígua Infecção Urinária26. Diabete Adolescência Intoxicações Exógenas29. Picada de animais peçonhentos Atendimento humanizado, contextualizado e ético
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real (consulta médica completa) são realizadas pelos próprios acadêmicos, em âmbito ambulatorial e hospitalar, supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. Os profissionais médicos (docentes/tutores da URI) são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS JÚNIOR, Dioclécio.; BURNS, Dennis Alexandre Rabelo.; LOPEZ, Fábio Ancona. Tratado de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2 vols. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. KLIEGMAN, Robert M.; STANTON, Bonita F.; GEME, Joseph St. SCHOR, Nina. Nelson. Tratado de Pediatria. 2 vols. 19ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. MARCONDES, Eduardo. Pediatria Básica. Tomo I – Pediatria Geral e Neonatal; Tomo II – Pediatria Clínica Geral e Tomo III – Pediatria Especializada. São Paulo: Sarvier, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FERNANDES, Tadeu Fernando. Pediatria Ambulatorial da Teoria à Prática. Rio de Janeiro: Atheneu, 2016. FONSECA LIMA, Eduardo Jorge da; SOUZA, Márcio Fernando Tavares de; BRITO, Rita de Cássia Coelho Moraes de. Pediatria Ambulatorial – IMIP. Rio de Janeiro: MedBook, 2017. LEÃO, Ennio. Pediatria Ambulatorial. 5ª ed. Belo Horizonte: Coopmed Editora Médica, 2013. PESSOA, José Hugo de Lins. Puericultura - Conquista da Saúde da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Atheneu, 2013. SUCUPIRA, Ana Cecília Silveira Lins; KOBINGER, Maria Elisabeth Benfatti Arruda; SAITO, Maria Ignez; BOURROUL, Maria Lúcia de Moraes; ZUCCOLOTTO, Sandra Maria Callioli. Pediatria em Consultório. 5ª ed. São Paulo: Sarvier, 2000.
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