Plano de Ensino

Medicina

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Clínica Médica III

Código: 40-637

Carga Horária: 150 horas Teórica: 60 Prática: 90

Número de Créditos: 10

 

1 EMENTA

Prevalência, etiologia, fisiopatogenia, diagnóstico, prognóstico e noções de tratamento nas afecções da Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurologia, Gerontologia e Psiquiatria. Anamnese e entrevista psiquiátrica. Psicofarmacologia e Psicoterapias. Legislação.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

  • Oportunizar a realização de consultas médicas completas, com vistas ao aperfeiçoamento de habilidades para o exercício da clínica médica.
  • Promover a educação permanente e o uso de ferramentas tecnológicas que propiciem a fundamentação da prática médica baseada em evidências científicas.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que a unidade curricular de Clínica Médica, contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:

  • Compreender princípios e valores que orientam a relação do médico com pacientes, alunos, colegas e pessoas vulneráveis.
  • Relacionar-se e comunicar-se adequadamente com o paciente, demonstrando atenção e respeito, bem como com seus familiares e acompanhantes.
  • Respeitar a autonomia do paciente como ser biopsicossocial, considerar seu bem-estar e confidencialidade de suas informações clínicas.
  • Realizar a entrevista médica e reconhecer a importância de uma história clínica e suas diversas etapas.
  • Preparar o paciente e preparar-se para a realização do exame físico, demonstrando conhecimento técnico e científico sobre a sequência do mesmo.
  • Realizar o exame físico, medir corretamente os dados biométricos e vitais do paciente e registrá-los adequadamente no prontuário médico.
  • Reconhecer a importância dos dados biométricos e vitais no processo saúde/doença.
  • Construir a história clínica com o paciente, com base na anamnese completa (contexto clínico, psíquico, social e cultural) e realização de exame físico focado nestes contextos, conforme o ciclo de vida que se encontra.
  • Elaborar lista de problemas, correlacionar os achados da anamnese e do exame físico com vistas a elaboração de hipótese diagnóstica abrangente (clínica-cirúrgica, etiológica, fisiopatológica, epidemiológica e social).
  • Indicar de modo racional a solicitação de exames complementares e interpretá-los, de acordo com a faixa etária e a situação clínica.
  • Propor conduta médica conjuntamente com professores/tutores, com base na identificação dos problemas e no raciocínio clínico elaborado.
  • Construir explicações fisiopatológicas para as alterações encontradas na avaliação clínica, relacionando-as aos achados propedêuticos e semiológicos.
  • Reconhecer os princípios do raciocínio clínico, os principais sistemas fisiológicos envolvidos e as limitações da clínica médica.
  • Compreender as estratégias de diagnóstico, conduta e prognóstico das principais doenças que acometem o ser humano, considerando-se a prevalência, potencial mórbido e efetividade da ação médica, bem como seus aspectos clínicos e terapêuticos.
  • Compreender a abordagem das principais situações de urgência e emergência na clínica médica.
  • Compreender as alterações mais prevalentes do funcionamento mental e do comportamento humano.
  • Conhecer as principais funções psíquicas e suas alterações de consciência, orientação, atenção, memória, pensamento, senso de percepção, humor, juízo, psicomotricidade, afeto, entre outras.
  • Conhecer as principais entidades nosológicas em psiquiatria e os fatores de risco de suicídio.
  • Conhecer as prioridades, indicações, contraindicações, efeitos colaterais e interações dos medicamentos de uso mais frequentes na atenção primária.
  • Compreender as repercussões do estigma ou preconceito em relação aos pacientes acometidos por transtornos mentais.
  • Demonstrar autonomia no manejo das informações coletadas, habilidade para preencher os registros médicos e encaminhamento de notificações de doenças compulsórias (prontuários, formulários de pedidos de exames, encaminhamentos, notificações) demonstrando competência comunicativa escrita e oral.
  • Relacionar-se adequadamente com a equipe de trabalho, constituída pelos professores, tutores, grupo de alunos, setor administrativo, alunos e profissionais de outras áreas, bem como com os profissionais da rede de saúde que participem direta ou indiretamente da simulação ou do atendimento ao paciente.
  • Demostrar postura acadêmica e de liderança nos diversos ambientes de formação (laboratórios de habilidades/simulações, ambulatórios e enfermarias), adotando as normas de biossegurança, princípios morais, éticos e legais inerentes ao procedimento e ambiente em que se encontra.
  • Socializar, de modo organizado e fundamentado, casos clínicos reais ou simulados, com vistas ao desenvolvimento da argumentação, discussões e análise de opiniões, inclusive de alunos e profissionais de outras áreas.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

1. Anatomia e fisiologia da orelha, do nariz e seios da face, orofaríngea e da laringe

1.1 Semiologia em otorrinolaringologia

1.2 Doenças da orelha externa, média e interna

1.3 Paralisia facial periférica

1.4 Doenças do nariz, dos seios da face, da cavidade oral, faringe e laringe

1.5 Urgência em otorrinolaringologia

 

2. Anatomia e fisiologia ocular

2.1 Exame ocular, de refração, de fundo de olho

2.2 Perda visual aguda e crônica

2.3 Oftalmopediatria

2.4 Manifestações oculares das doenças sistêmicas

2.5 Síndrome do olho vermelho

2.6 Drogas e olho

2.7 Urgência em oftalmologia

2.8 Principais afecções oftalmológicas e sua correlação com doenças sistêmicas

2.9 Principais afecções oftalmológicas de interesse da saúde pública, detecção precoce e prevenção

 

3. Semiologia e exame físico do paciente neurológico

3.1 Diagnóstico sindrômico, topográfico e estes levando ao etiológico

3.2 Doenças Vasculares do SNC

3.3 Hipertensão Intracraniana e Tumores Cerebrais

3.4 Traumatismo Crânio Encefálico

3.5 Infecções do SNC

3.6 Distúrbios do Movimento

3.7 Doenças Desmielinizantes

3.8 Comas

3.9 Cefaleias

3.10 Demências

3.11 Doenças do Sistema Nervoso Periférico

3.12 Neurologia Infantil

 

4. História da Psiquiatria

4.1 Anamnese:

  1. Entrevista psiquiátrica
  2. Rapport
  3. Exame do Estado Mental
  4. Diagnóstico sindrômico e psicodinâmico

4.2 Psicopatologia:

  1. Transtornos Ansiosos
  2. Transtornos Afetivos
  3. Transtornos Psicóticos
  4. Transtornos Somatoformes
  5. Transtornos Mentais Orgânicos
  6. Transtornos Sexuais
  7. Transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas
  8. Demências
  9. Psiquiatria Infantil

4.3 Classificações diagnósticas:

  1. CID
  2. DSM

4.4 Psicofarmacologia:

  1. Principais grupos de psicotrópicos
  2. Interações Medicamentosas
  3. Outros procedimentos

4.5 Interconsulta Psiquiátrica

  1. Instituições
  2. Interface com a Clínica Médica
  3. Psiquiatria no Hospital Geral

4.6 Legislação em Saúde Mental

 

5. Gerontologia

5.1 Princípios do envelhecimento humano

5.2 Nutrição e atividade física no envelhecimento humano

5.3 Doenças crônico-degenerativas

5.4 Depressão na terceira idade

5.5 Princípios gerais de intervenção

5.6 Urgências em geriatria

5.7 Abordagem multidisciplinar no envelhecimento

 

6. Atendimento humanizado, contextualizado e ético

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar (enfermarias). Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real (consulta médica completa) são realizadas pelos próprios acadêmicos, em âmbito ambulatorial, hospitalar e nos Centros de Atenção Psicossocial, supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. Os profissionais médicos (docentes/tutores da URI) são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.

 

5 AVALIAÇÃO

A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRAUNWALD, Eugene, FAUCI, Anthony S.; KASPER, Dennis L.; HAUSER, Stephen L.; LONGO, Dan L.; LARRY, Jameson J. Medicina interna de Harrison. 2 vols. 18a. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

GOLDMAN, Lee.; SCHAFER, Andrew I. Goldman Cecil Medicina. 24a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

MARTINS, Milton de Arruda; CARRILHO, Flair José; ALVES, Venâncio; CASTILHO, Euclides; CERRI, Giovani; WEN, Chao. Clínica Médica. 7vols. FMUSP. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2016.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Ruiz. Clínica Oftalmológica – Condutas Práticas em Oftalmologia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

DOLCI, José Eduardo Lutaif; SILVA, Leonardo da. Otorrinolaringologia – Guia Prático. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2012.

HALES, Robert E.; YUDOFSKY, Stuart C.; GABBARD, Glen O. Tratado de Psiquiatria Clínica. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

LOPES, Antônio Carlos. Clínica Médica – Diagnóstico e Tratamento. 6 vols. Rio de Janeiro: Atheneu, 2013.

STAHL, Stephen. Psicofarmacologia – Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.