DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Clínica Cirúrgica I Código: 40-635 Carga Horária: 150 horas Teórica: 30 Prática: 120 Número de Créditos: 10 Pré-requisitos: 40-613; 40-623; 40-630 1 EMENTA Bases científicas da cirurgia e da anestesia. Noções de técnica operatória. Cirurgia geral. Afecções cirúrgicas cardiopulmonares, proctológicas, osteomusculares e reabilitação pós-operatória. Medicina Esportiva. Noções de cirurgia de urgência. 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
- Oportunizar a aprendizagem dos fundamentos clínicos-cirúrgicos e dos princípios gerais de técnica cirúrgica e semiologia cirúrgica.
- Oportunizar a aprendizagem da realização da anamnese, exame físico, diagnóstico e tratamento, com os principais cuidados pré, trans e pós-operatórios.
- Oportunizar ao acadêmico a aquisição de autonomia para sugerir procedimentos cirúrgicos ou acompanhamento clínico.
- Promover a educação permanente e o uso de ferramentas tecnológicas que propiciem a fundamentação da prática médica baseada em evidências científicas.
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
- Realizar a entrevista médica, o exame físico, a coleta de dados biométricos e vitais do paciente e registrá-los adequadamente no prontuário médico.
- Construir a história clínica com o paciente, com base na anamnese completa (contexto clínico, psíquico, social e cultural) e realização de exame físico focado nestes contextos, conforme o ciclo de vida que se encontra.
- Elaborar lista de problemas, correlacionar os achados da anamnese e do exame físico com vistas a elaboração de hipótese diagnóstica abrangente (clínica-cirúrgica, etiológica, fisiopatológica, epidemiológica e social).
- Indicar de modo racional a solicitação de exames e interpretar os principais exames complementares, de acordo com a faixa etária e a situação clínica.
- Compreender as estratégias de diagnóstico e conduta das principais doenças que acometem o ser humano, considerando-se a prevalência, potencial mórbido e efetividade da ação médica, bem como seus aspectos clínicos, cirúrgicos e terapêuticos.
- Sugerir conduta médica terapêutica (cirúrgica ou não), com base na identificação dos problemas e no raciocínio clínico elaborado.
- Reconhecer os aspectos clínicos, epidemiológicos e fisiopatológicos das principais afecções cirúrgicas, bem como as principais complicações pré, trans e pós-operatórias.
- Reconhecer os principais medicamentos empregados no pré, trans e pós-operatório, as indicações de antibiótico-profilaxia, trombo-profilaxia, transfusões de sangue e derivados.
- Realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, demonstrando conhecimento técnico-científico.
- Conhecer a classificação de risco em atendimentos de urgência.
- Compreender a abordagem das principais situações de urgência e emergência, a classificação de risco na urgência, o transporte e encaminhamento responsável, bem como as indicações de internação hospitalar e em unidade de terapia intensiva.
- Relacionar-se e comunicar-se adequadamente com o paciente, demonstrando atenção e respeito, bem como com seus familiares e acompanhantes.
- Respeitar a autonomia do paciente como ser biopsicossocial, considerar seu bem-estar e confidencialidade de suas informações clínicas.
- Socializar, de modo organizado e fundamentado, casos clínicos reais ou simulados, com vistas ao desenvolvimento da argumentação, discussões e análise de opiniões, inclusive de profissionais e acadêmicos de áreas afins.
- Preencher os registros médicos (prontuários, formulários de pedidos de exames e encaminhamentos) demonstrando competência comunicativa escrita e oral.
- Relacionar-se adequadamente com a equipe de trabalho, constituída pelos professores, tutores, alunos, setor administrativo, acadêmicos e profissionais de outras áreas, bem como com os profissionais da rede de saúde, que participem direta ou indiretamente da simulação ou do atendimento ao paciente.
- Demonstrar postura acadêmica adequada nos diversos ambientes de formação (laboratórios de habilidades/simulações, centro cirúrgico, setor de urgência e emergência, ambulatórios, enfermarias), adotando normas de biossegurança, princípios morais, éticos e legais inerentes ao procedimento e ambiente em que se encontra.
- Demonstrar autonomia no manejo das informações coletadas e habilidade para a seleção de textos/artigos pertinentes ao estudo.
3 CONTEÚDO CURRICULAR 1. Anestesiologia
- Distribuição do material e abertura. Preparo do paciente para anestesia e medicação pré-anestésica. Anestesia loco-regional. Analgesia pós-operatória. Controle clínico do paciente anestesiado e monitorização. Sedação. Intubação. Ventilação mecânica em anestesia. Modelo de dispersão de anestésicos locais em coluna de vidro. Anestesia geral. Recuperação pós-anestésica
2. Cirurgia Torácica
- Afecções pleurais. Afecções mediastinais. Pneumopatias avançadas e doenças pulmonares supurativas. Neoplasias pulmonares. Afecções da parede torácica. Afecções traqueais
3. Cirurgia Cardiovascular
- Cardiopatias congênitas. Coronariopatias. Afecções da aorta. Circulação Extracorpórea e proteção miocárdica. Cirurgia das valvopatias. Tratamento cirúrgico da Insuficiência Cardíaca
4. Coloproctologia
- Retocolite ulcerativa. Doença diverticular do cólon. Tratamento. Abscessos e fístulas anorretais. Doença hemorroidária e fissura anal. Exame proctológico. Técnica e importância. Câncer do intestino grosso. Doença de Crown. Megacólon chagásico. Bases do tratamento. Investigação funcional. Colonoscopia
5. Cirurgia do Aparelho Digestivo 5.1 Esôfago
- Megaesôfago. Doença do refluxo gastresofágico. Tumores do esôfago
- Atividade prática no centro cirúrgico
5.2 Estômago e intestino delgado
- Tumores benignos e malignos do estômago. Tumores do intestino delgado. Obesidade mórbida. Doença ulcerosa gastroduodenal
5.3 Vias biliares e pâncreas
- Colelitíase. Pancreatite aguda. Pancreatite crônica. Tumores pancreáticos. Tumores peri-ampulares. Tumores das vias biliares
5.4 Fígado e hipertensão portal
- Tumores malignos primários e metastáticos do fígado. Tumores benignos do fígado. Hipertensão portal. Transplante de fígado
5.5 Nutrologia 5.6 Cirurgia vídeo-laparoscópica 6. Ortopedia e Traumatologia 6.1 Semiologia ortopédica 6.2 Princípios da imaginologia em ortopedia 6.3 Trauma musculoesquelético princípios básicos e diagnóstico 6.4 Avaliação e métodos de tratamento 6.5 Fraturas da coluna e do quadril, diagnóstico e tratamento 6.6 Fraturas do membro superior, diagnóstico e tratamento 6.7 Fraturas do membro inferior, diagnóstico e tratamento 6.8 Processos infecciosos 6.9 Deformidades e síndromes dolorosas da coluna 6.10 Afecções inflamatórias 6.11 Afecções degenerativas 6.12 Temas importantes em ortopedia pediátrica 6.13 Afecções tumorais musculoesqueléticas 6.14 Imobilizações e aparelhos gessados 6.15 Métodos de redução das fraturas e luxações 6.16 Avaliação, condutas emergenciais e resultados práticos nos pacientes com trauma ortopédico 6.17 Diagnóstico clínico e conduta nas afecções inflamatórias, degenerativas, congênitas e infecciosas na prática ortopédica 6.18 Indicações das amputações. Tipos de amputação mais comuns dos membros inferiores e membros superiores. Noções básicas de protetização dos pacientes amputados 6.19 Lesões esportivas mais comuns: ligamentos, tendões, músculos e fraturas. Princípios de tratamento destas lesões 6.20 Atendimento humanizado, contextualizado e ético 4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. Os alunos são oportunizados à realização de consulta médica completa (simuladas e/ou reais), manuseio de exames complementares, emissão de diagnóstico e indicação terapêutica, seja cirúrgica ou não. Os alunos, supervisionados por professores e tutores da URI, realizam procedimentos de baixa complexidade cirúrgica. Também acompanham cirurgias de alta complexidade em bloco cirúrgico, realizadas por profissionais médicos (docentes/tutores da URI) os quais são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico-terapêutico (cirúrgico ou não), e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular. 5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina. 6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEAUCHAMP, Daniel R.; TOWNSEND, Courtney M.; EVERS, Mark. Sabiston - Tratado de cirurgia. 18ª ed. São Paulo: Elsevier, 2009. MORAES, Irany N. Tratado de Clínica Cirúrgica. São Paulo: Roca, 2010. RASSLAN, Samir; GAMA-RODRIGUES, Joaquim José.; MACHADO, Marcelo Cerqueira Cesar. Clínica Cirúrgica. 2 vols. São Paulo: Manole, 2008. 7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARVALHO, Walter Roriz de.; JUNIOR, Robert Saad.; MAIA, Accyoli Moreira.; SALLES, Ronaldo Antônio Reis Vianna. Tratado de Cirurgia do CBC. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009. CORRADI, Matheus Bartolomei de Siqueira; STANICHI, Guilherme Picerni. Manual de Clínica Cirúrgica. Tatuapé – São Paulo: Martinari, 2015. FILHO, Euclides Dias Martins. Clínica Cirúrgica. Rio de Janeiro: Medbook, 2011. GAMA, Joaquim José.; MARTINEZ, Júlio Cesar. Tratado de Clínica Cirúrgica do Sistema Digestório. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004. TOWNSEND, Courtney M.; EVERS, B. Mark. Atlas de Técnicas Cirúrgicas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
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