DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Promoção e Prevenção em Saúde III Código: 40-627 Carga Horária: 30 horas Teórica: --- Prática: 30 Número de Créditos: 02
1 EMENTA Promoção e prevenção da saúde aplicada a infância e adolescência, incluindo estratégias de prevenção de doenças crônicos não transmissíveis. Políticas Públicas para infância e adolescência. Saúde reprodutiva e sexualidade. Vigilância. Monitoramento. Cuidado Integral. Indicadores. Interface com a escola.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Nesta disciplina, espera-se que o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Estatuto da Infância e Adolescência (ECA 8069/2000) Programas de Saúde Materno Infantil Programa de Assistência Integral à Gestante Adolescente (PAIGA) Indicadores: Mortalidade materna e infantil Imunizações na Infância e Adolescência Nutrição na infância e adolescência Medidas preventivas na escola Saúde reprodutiva e sexualidade Drogas e adolescência Violência e adolescência Atividade prática em prevenção da saúde Atendimento humanizado, contextualizado e ético
4 METODOLOGIA Aulas teórico-práticas com a utilização de material didático expositivo dialogado e interativo, utilizando as estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem. Observação e participação ativa nas diversas práticas de saúde comunitária. Estudos de Caso e avaliação de indicadores clínicos – epidemiológicos com base em situações vivenciadas por crianças, adolescentes e suas coletividades no SUS (Unidade Básica de Saúde e território). Propostas para resolução de casos vivenciados com os usuários em foco, com base nas prerrogativas da promoção e prevenção à saúde. Resolução de exercícios relacionados às vivências de crianças, adolescentes e suas coletividades, analisados a partir do fazer médico comunitário. Participação e promoção de reuniões de equipes, potencializando propostas de educação permanente em saúde para a equipe, salientando as temáticas vinculadas á criança e ao adolescente, bem como, suas redes sociais. Acompanhamento e monitoramento do funcionamento de ações de puericultura, incluindo a vivência da sala de imunizações e suas abrangências. Saídas de campo, enaltecendo a visita domiciliar como prática médica comunitária. Monitoramento e avaliação de práticas. Leituras e discussões de artigos científicos, vídeos institucionais contemporâneos sobre a abrangência da promoção e prevenção em saúde no contexto infantil e adolescente. Atuação em instituições e entidades locais, pensando nas nuances da educação em saúde infantil e adolescente.
5 AVALIAÇÃO Frequência, participação, apresentações orais sob a forma de seminários e escritos, interação em equipe multidisciplinar e provas teórico/práticas no âmbito da assistência comunitária. Observância à postura crítico-clínico-reflexiva dos acadêmicos de medicina nas atividades solicitadas. Elaboração, apresentação e avaliação de diário de campo, a partir da atuação médica em cenários de prevenção e promoção da saúde infantil, adolescente e suas redes sociais. Avaliação de atividades de promoção e prevenção à saúde em instituições vinculadas á saúde infantil e adolescente, observando postura, oratória, linguagem, conhecimento e comportamento acadêmico. Ponderação relacionada às habilidades e competências vinculadas à disciplina, por meio de instrumento próprio de avaliação a ser apresentado e discutido com os discentes. A avaliação será assim, diagnóstica e cognitiva.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARSANO, Paulo Robert; BARBOSA, Rildo Pereira; GONÇALVES, Emanoela. Saúde da Criança e do Adolescente. São Paulo: Editora Érica, 2014. LEVISKY, David Léo (Org.). Adolescência e violência: ações comunitárias na prevenção "conhecendo, articulando, integrando e multiplicando". 2ª ed. São Paulo (SP): Casa do Psicólogo, Hebraica, 2002. LUQUE, Ana Lúcia Forti; REGIANI, Carla; MATTOS, Cristina Aparecida da Rocha; CORREA, Ione. Assistência à Saúde da Criança. Atenção Primária do Nascimento aos Dois Anos de Idade. São Paulo: Editora Iátria, 2006.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Saúde. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde integral de adolescentes e jovens: orientações para a organização de serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. FAGIOLI, Daniela; NASSER, Leila Adnan. Educação nutricional na infância e adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmica. São Paulo: RCN, 2006. HABIGZANG, L. et al. Violência contra a criança e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. LEBRÃO, Maria Lúcia; DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira (Org.). SABE - saúde, bem-estar e envelhecimento. Brasília: Organização Pan Americana da Saúde, 2003.
|