DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Imersão SUS – Saúde da Família/Gestão II Código: 40-621 Carga Horária: 90 horas Teórica: --- Prática: 90 Número de Créditos: 06
1 EMENTA Planejamento, avaliação e monitoramento em saúde. Processo de trabalho médico na gestão da APS. Insumos, materiais, fluxogramas de referência e contra referência na APS. Vigilância em Saúde. Tecnologias médicas. Direito à saúde. Sujeito do cuidado e Saúde Coletiva. Território em saúde. Educação popular e educação permanente em saúde. Clínica ampliada. Projeto terapêutico singular. Controle Social. Política Nacional de Humanização. Saúde do Trabalhador. Investigação médica nos serviços de saúde. Clínica médica na APS.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Nesta disciplina, espera-se que o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Planejamento, Avaliação e monitoramento em saúde. Processo de Trabalho Médico na Gestão da APS. Insumos, materiais, fluxogramas de referência e contra referência na APS; Tecnologias Médicas. Direito à Saúde; Acesso aos serviços de saúde por meio do profissional médico; Igualdade de acesso, equidade. Sujeito do Cuidado e Saúde Coletiva. Território em Saúde (Milton Santos); território e população. Educação Popular e Educação Permanente em saúde. Clínica Ampliada; Projeto terapêutico singular; Controle Social; Política Nacional de Humanização; Saúde do Trabalhador. Investigação Médica nos serviços de saúde. Clínica Médica na APS.
4 METODOLOGIA A metodologia utilizada é interacionista-problematizadora, utilizando-se a metodologia da problematização como desencadeadora do processo de aprendizagem. A disciplina é desenvolvida a partir de vivências nos cenários de práticas (atenção básica/gestão), discussão nos grupos tutoriais e socialização das vivências, tendo-se tutores e docentes como mediadores do processo de aquisição do conhecimento. Seu desenvolvimento está centrado na observação, na análise, no aprender a pensar, no diálogo, na reflexão, na capacidade de criar hipóteses e testá-las com base no conhecimento prévio e/ou apoiado nos conteúdos curriculares do semestre e/ou em novas descobertas. A socialização das vivências é apresentada sob a forma de seminário integrado.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do desempenho dos alunos se dá permanentemente, nos cenários de práticas, no tutoriais, nos seminários integrados e nas atividades teóricas. Está pautada na capacidade do grupo em problematizar, teorizar, hipotetizar e apresentar soluções ao problema identificado e, na apresentação dos seminários temáticos durante o semestre. Após cada seminário temático, são aplicados pós-testes, a todos os acadêmicos, como critério de avaliação semanal. São realizadas também provas teóricas semestrais. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre (feedback). A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e pós-testes e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BERZINS, Marilia Viana; BORGES, Maria Cláudia. Políticas Públicas para um país que envelhece. São Paulo: Martinari, 2012. CAMPOS, G.W.S. Clínica e Saúde Coletiva Compartilhadas: Teoria Paidéa e Reformulação Ampliada do Trabalho em Saúde. In: CAMPOS, G.W.S & outros (org). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2012. PAULINO, Ivan; BEDIN, Lívia Perasol; PAULINO, Lívia Valle. Estratégia Saúde da família. São Paulo: Ícone, 2013.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CANGUILHEM, Georges. Lo normal y lo patológico. Siglo XXI, 1986. CORDOBA, Elisabete. SUS e ESF: sistema único de saúde e estratégia saúde da família. São Paulo: Rideel, 2013. JEKEL, James F; ELMORE, Joann G.; KATZ, David L. Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. Porto Alegre: Artmed, 2005, 2002. MELMAN, Jonas. Família e doença mental: repensando a relação entre profissionais de saúde e familiares. São Paulo: Escrituras, 2008, 2002. SANTOS, Milton Almeida; DE SOUZA, Maria Adélia Aparecida. Território brasileiro: usos e abusos. São Paulo: Edições Territorial, 2003.
8 ARTIGOS COMPLEMENTARES ALMEIDA FILHO, Naomar; DAVID, Luis; AYRES, José Ricardo. Riesgo: concepto básico de la epidemiología. Salud colectiva, v. 5, n. 3, p. 323-344, 2009. SANTOS A.L., & RIGOTTO, R.M. Território e Territoriarização: incorporando as relações de produção, trabalho, ambiente, saúde na atenção básica em saúde. In: Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v8 n.3, p 387-406, nov.2010 /fev.2011. VASCONCELOS, E. M. Educação Popular e pesquisa-ação como instrumentos de reorientação da prática médica. Mimeo. Disponível em: http://168.96.200.17/ar/libros/anped/0620T.PD
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