DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Imersão SUS – Saúde da Família/Gestão I Código: 40-615 Carga Horária: 90 horas Teórica: --- Prática: 90 Número de Créditos: 06
1 EMENTA Atributos, competências e planificação da Atenção Primária à Saúde. Hierarquização do SUS. Redes de Atenção à Saúde e suas abrangências. Referência e contra referência médica. Fluxos de encaminhamentos para média e alta complexidade. Alocação de Recursos Interfederativos. Estrutura Orçamentária. Leis Orçamentárias. Comissões intergestoras. Sistemas de Informação em Saúde. Fundo Municipal da Saúde/Fluxogramas descritores. Indicadores em Saúde. Atribuições do Profissional Médico na Gestão da APS.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Nesta disciplina, espera-se que o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Atributos e competências da Atenção Primária à Saúde; Planificação da Atenção Básica à Saúde. Hierarquização do SUS; Redes de Atenção à Saúde. Características de referência e contra referência; Fluxos de encaminhamentos para média e alta complexidade (SISREG). Alocação de Recursos Interfederativos. Estrutura Orçamentária; Leis Orçamentárias; Comissões intergestoras. Sistemas de Informação em Saúde E-SUS; SISAB; SIOPS. Fundo Municipal da Saúde/Fluxogramas descritores. Indicadores em Saúde. Atribuições do Profissional Médico na Gestão da APS.
4 METODOLOGIA A metodologia utilizada é interacionista-problematizadora, utilizando-se a metodologia da problematização como desencadeadora do processo de aprendizagem. A disciplina é desenvolvida a partir de vivências nos cenários de práticas (atenção básica/gestão), discussão nos grupos tutoriais e socialização das vivências, tendo-se tutores e docentes como mediadores do processo de aquisição do conhecimento. Seu desenvolvimento está centrado na observação, na análise, no aprender a pensar, no diálogo, na reflexão, na capacidade de criar hipóteses e testá-las com base no conhecimento prévio e/ou apoiado nos conteúdos curriculares do semestre e/ou em novas descobertas. A socialização das vivências é apresentada sob a forma de seminário integrado.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do desempenho dos alunos se dá permanentemente, nos cenários de práticas, no tutoriais, nos seminários integrados e nas atividades teóricas. Está pautada na capacidade do grupo em problematizar, teorizar, hipotetizar e apresentar soluções ao problema identificado e, na apresentação dos seminários temáticos durante o semestre. Após cada seminário temático, são aplicados pós-testes, a todos os acadêmicos, como critério de avaliação semanal. São realizadas também provas teóricas semestrais. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre (feedback). A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e pós-testes e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2009, 2012. DUNCAN, Bruce B. et al. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. Artmed Editora, 2006, 2013. PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de (Org). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AGUIAR, Zenaide Neto. SUS: Sistema Único de Saúde - antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: Martinari, 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 8ª ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2005, 2010. CANGUILHEM, Georges. Escritos sobre la medicina. Buenos Aires: Amorrortu, 2004. CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE (BRASIL). Atenção primária e promoção da saúde. Brasília: CONASS, 2007. GUILHEM, Dirce; DINIZ, Debora; ZICKER, Fabio (Coord.). Pelas lentes do cinema: bioética e ética em pesquisa. Brasília: Letras Livres, 2007.
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