DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: FISIOLOGIA I Código: 20-332 Carga horária: 90 horas Nº de Créditos: 06 1 EMENTA Introdução à Fisiologia Celular e Geral. Bases celulares e moleculares para o estudo do funcionamento e manutenção da homeostasia dos principais órgãos e sistemas humanos. Fisiologia do nervo e do músculo. Neurofisiologia. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema respiratório. 2 OBJETIVOS Objetivo Geral
- Compreender os fenômenos e processos fisiológicos do corpo humano em uma visão integrada de órgãos e sistemas funcionais do organismo quando em condições de equilíbrio.
Objetivos Específicos Desenvolver e capacitar o aluno à aquisição das seguintes habilidades e competências:
- Aplicar bases biofísicas, moleculares, bioquímicas, genéticas e celulares de funcionamento do corpo.
- Compreender o funcionamento dos tecidos, órgãos, sistemas, aparelhos e estruturas físicas do corpo e sua regulação nas diversas fases da vida.
- Compreender os processos fisiológicos humanos do desenvolvimento e envelhecimento.
- Compreender mecanismos de insultos por microrganismos e ambientais e as consequentes alterações fisiológicas.
- Construir explicações fisiopatológicas para as alterações encontradas nas principias patologias dos sistemas estudados.
- Aplicar conhecimentos de Fisiologia ou Fisiopatologia na avaliação periódica da saúde do homem e da mulher.
- Compreender e conhecer os principais aspectos fisiológicos e fisiopatológicos das patologias cirúrgicas e das situações de urgência e emergência.
- Interpretar os principais exames complementares de acordo com os índices fisiológicos normais para a idade.
- Exercitar raciocínio clínico a partir de situações fisiopatológicas e/ou das vivências oportunizadas na disciplina de Imersão SUS.
- Conhecer e aplicar os níveis de evidência cientifica de cada informação obtida.
- Demonstrar autonomia e iniciativa na resolução de problemas.
- Comunicar-se de forma técnica e interagir com colegas, professores e demais profissionais envolvidos.
- Demonstrar compromisso com a competência técnica e com o conhecimento científico e respeitar as normas técnicas e éticas nos laboratórios.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
- Organização funcional do corpo humano
- Meio interno, célula, mecanismos de controle corporais, a síntese de proteínas e o transporte através da membrana celular
- Potencias de membrana e de ação
- Contração do músculo esquelético e liso, transmissão neuromuscular
- Organização básica do sistema nervoso
- Sinapses e neurotransmissores
- Fisiologia sensorial: receptores, circuitos neuronais, sentidos (audição, visão, olfato e gustação)
- Fisiologia motora: reflexos da medula espinhal e tronco cerebral, controles das funções musculares, gânglios da base e cerebelo
- Fisiologia integrada: córtex e funções intelectuais. Vigília e sono – regulação do ciclo sono-vigília
- Funções comportamentais do cérebro.
- Fisiologia do sistema nervoso autônomo.
- Fisiologia do fluxo sanguíneo cerebral e do líquido cefalorraquidiano
- Organização geral do sistema cardiovascular
- Coração como bomba
- O sistema de condução cardíaco: o ECG
- Circulação: princípios físicos da pressão, fluxo e resistência
- Funções especiais da circulação, regulação humoral e nervosa
- Pressão arterial
- Débito cardíaco e choque circulatório
- Circulação coronariana, bulhas cardíacas
- Modelos fisiopatológicos: Isquemia, Valvulopatias congênitas, ICC
- Organização geral do sistema circulatório
- Ventilação e circulação pulmonar
- Hematose
- Regulação da respiração
- Modelo fisiopatológico: Insuficiência respiratória (crônica e aguda)
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em grupos no laboratório de práticas multidisciplinares (fisiologia). Resolução e discussão de exercícios clínicos com inclusão de exames complementares. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico. Construção de raciocínio fisiológico e fisiopatológica de situações vivenciadas no SUS. 5 AVALIAÇÃO Frequência, participação nas atividades rotineiras, integração com colegas, professor e técnicos do laboratório, seminários, trabalhos orais e escritos, provas teóricas e provas práticas no respectivo laboratório. 6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 2008, 1999, 1991. GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016, 2017. SILBERNAGL, Stefan; DESPOPOULOS, Agamemnon. Fisiologia: texto e atlas. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, 2003. 7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COSTANZO, Linda S. Fisiologia. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 2003, 1998, 1986. MOHRMAN, David E.; HELLER, Lois Jane. Fisiologia cardiovascular. 6. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2007. SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2011, 2010, 2003. WEST, John B. Fisiologia respiratória. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
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