Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Universal (on-line)

Código: 30-492

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

Pré-Requisitos: --

 

EMENTA

O conceito do Design no projeto universal. Os sete princípios básicos do Desenho Universal. Leis de acessibilidade e Desenho Universal. Metodologias para projetos específicos com ênfase na acessibilidade. Processo de tomada de decisões para o deslocamento seguro em um ambiente ou em uma rota pré-definida. Desenvolvimento de instrumentos de leitura de projetos para indivíduos com diferentes habilidades hápticas.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver conhecimentos relacionados ao Desenho Universal, visando o desenvolvimento da consciência da inclusão e da acessibilidade geral, capacitando o egresso para, nos projetos de engenharia, contemplar dentro das possibilidades o acesso universal. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registo e análise em produtos, sistemas e processos contemplando a acessibilidade geral;

- Ser capaz de compreender a importância da inclusão e da acessibilidade em todas as atividades;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.

- Analisar a legislação, as normas e os decretos relacionados ao tema;

- Compreender parâmetros e requisitos de acessibilidade espacial;

- Observar os parâmetros antropométricos;

- Vivenciar os princípios do Desenho Universal na concepção de projetos de sistemas, produtos e processos, edificações e espaços físicos adequados a acessibilidade geral.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITO DE DESENHO UNIVERSAL

Apresentação do conceito de desenho universal, seus 7 princípios e a importância da adequação dos espaços, como forma de atender as especificidades de determinadas pessoas, produzindo elementos diferenciados.

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – GARANTIAS LEGAIS DE ACESSIBILIDADE

Abordagem direcionada à legislação para pessoas com deficiência (Constituição Federal e Legislação Federal).

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PLANTAS ACESSÍVEIS

Apresentação e análise de plantas (civis ou industriais) que aplicaram soluções direcionadas à acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, isto é, permitindo a acessibilidade para todos.

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 ESPAÇOS, PRODUTOS E PROCESSOS ACESSÍVEIS QUE ATENDAM AOS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL

Análise dos espaços produtos e processos acessíveis, que contemplem soluções acessíveis que atendam aos princípios do desenho universal.

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – VARIEDADE DE NECESSIDADES DE USUÁRIOS, AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

Abordagem direcionada às necessidades das pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual e múltiplas deficiências, para garantir a autonomia, independência e liberdade.

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – AMBIENTE CONSTRUÍDO: A ADEQUAÇÃO E ADAPTABILIDADE DA ESTRUTURA, DAS INSTALAÇÕES

Inserção de pessoas com restrições funcionais no ambiente construído, com a aplicação de estudo da acessibilidade, seus conceitos e de normas técnicas.

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS ADAPTADOS

Apresentação e análise dos mobiliários e equipamentos que consigam proporcionar o alcance necessário para utilização por qualquer pessoa.

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – SOCIEDADE INCLUSIVA

Abordagem direcionada à importância da sociedade sem preconceitos, onde todos têm direito à sua individualidade. Tem como característica a participação dos mais diferentes grupos e/ou indivíduos.

Atividade prática: Atividades envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 08.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas sob a forma de EaD – Ensino à Distância, fazendo-se o uso de plataformas digitais onde o todo o conteúdo e materiais de aula são disponibilizados. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, são usados recursos digitais vinculados à plataforma de trabalho para comunicação com alunos, exposição das aulas e a postagem das tarefas desenvolvidas, bem como as atividades de orientações de trabalhos, que serão também de forma virtual por videoconferência.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, seminários e realização de trabalhos. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamento Urbano. Rio de Janeiro: ABNT, 2004; 2015.

PRADO, A. R. A; LOPES, M. E. ; ORNSTEIN, S. W. (org). Desenho Universal: caminhos da acessibilidade no Brasil. São Paulo, Editora Annablume, 2010.

CARVALHO E CASTRO, Jary. Ir e Vir - Acessibilidade, compromisso de cada um. Gráfica Gibim e Editora, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GEHL, Jan. Cidades para Pessoas. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, Janaína de. Município e a Acessibilidade Urbana. 1ª edição. Editora Lumen Juris. Rio de Janeiro, 2018.

PREISER, Wolfgang F. E.; OSTROFF, Elaine. Universal Design handbook. 2. ed. New York:  McGraw-Hill Education, 2010.

SPECK, Jeff. Cidade Caminhável. 1ª edição. Editora Perspectiva. São Paulo, 2015.

SAAD, Ana Lúcia. Acessibilidade. Guia Prático Para o Projeto de Adaptações e de Novas Edificações. 1ª edição. Editora PINI. São Paulo, 2011.