DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Processos Catalíticos Industriais Código: 30327 Carga Horária: 40h Créditos: 02 Pré-requisitos: -----
EMENTA Princípios gerais da catálise. Noções de catalise e química verde. Tipos de sistemas catalíticos. Catálise Homogênea. Principais classes de processos de catálise homogênea (química e enzimática) e suas aplicações. Catálise heterogênea. Propriedades gerais dos catalisadores sólidos. Preparação e caracterização de catalisadores sólidos e suas aplicações. Catálise Enzimática.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver as seguintes habilidades e competências: Compreender os fundamentos dos diferentes sistemas catalíticos (homogêneos e heterogêneos, químicos e enzimáticos) e suas aplicações; Reconhecer, avaliar, desenvolver e propor um processo catalítico, seja homogêneo ou heterogêneo, químico ou enzimático, em situações do cotidiano; Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: Conhecer as definições e fundamentos básicos da catálise e sua relação com aplicações e processos industriais; Conhecer as principais características e peculiaridades de diferentes sistemas catalíticos (homogêneo e heterogêneo, químico e enzimático); Reconhecer os parâmetros que afetam os sistemas catalíticos, bem como o potencial de impacto científico, tecnológico e econômico da catálise homogênea e heterogênea Conhecer e compreender as principais formas de síntese e caracterização de diferentes catalisadores; Desenvolver no estudante a habilidade diferenciar os diferentes sistemas catalíticos homogêneo e heterogêneo, químico e enzimático), bem como de avaliar, desenvolver e propor novos catalisadores e processos catalíticos; Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos e propor soluções; Desenvolver no estudante a habilidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos relacionados com situações do cotidiano;
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO A CATÁLISE Introduzir as definições e os aspectos fundamentais da catálise, sua relação com a química verde, tipos de sistemas catalíticos e suas aplicações no cotidiano, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para identificar e interpretar um sistema catalítico.
TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – CATALISE HOMOGÊNEA Fundamentos da catálise homogênea. Conhecer os fundamentos da catálise homogênea (aspectos termodinâmicos, cinéticos e ciclo catalítico), suas principais classes de processos e seus mecanismos, destacando suas vantagens e desvantagens, bem como suas principais aplicações, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para identificar, interpretar e propor processos catalíticos em situações do cotidiano.
Atividade prática: Realizar práticas que possibilitem a integração dos conhecimentos teórico e experimental, relacionados com a homogêneos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionados a aplicação e interpretação de sistemas catalíticos em meio homogêneo. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – CATALISE HETEROGÊNEA Introduzir o tema catálise Heterogênea e suas propriedades gerais; tipos de catalisadores sólidos (mássicos e suportados); metodologias de preparação e técnicas de caracterização, bem como suas principais aplicações, vantagens e desvantagens, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para sintetizar novos catalisadores, bem como identificar, interpretar e propor processos catalíticos em situações do cotidiano.
Atividade prática: Realizar práticas que possibilitem a integração dos conhecimentos teórico e experimental, relacionados com a preparação, caracterização e aplicação de catalisadores heterogêneos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionados a aplicação e interpretação de sistemas catalíticos em meio heterogêneo. TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – CATALISE ENZIMÁTICA Conceituar o tema catálise enzimática e suas propriedades gerais (características e especificidades das enzimas, classificação das enzimas, cinética enzimática, fatores que afetam a atividade enzimática das enzimas livre e imobilizada), imobilização (métodos de preparação e medida da eficiência do processo), vantagens e desvantagens, bem como suas principais aplicações, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para sintetizar novos biocatalisadores imobilizados, bem como identificar, interpretar e propor processos catalíticos enzimáticos em situações do cotidiano.
Atividade prática: Realizar práticas que possibilitem a integração dos conhecimentos teórico e experimental, relacionados com a preparação, caracterização de biocatalizadores imobilizados, bem como suas aplicações, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionados a aplicação e interpretação de sistemas catalíticos enzimáticos, seja em meio homogêneo ou heterogêneo. TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
METODOLOGIA As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias: Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates; Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria; A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais; As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem; A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos; As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas, entre outros.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA DUPONT, J. Química Organometálica. Elementos do Bloco D. Porto Alegre: Artmed-Bookmam, 2005. FELDER, R.M. and ROUSSEAU, R.W. Princípios Elementares dos Processos Químicos, 3ed, Campinas, SP, LTC, 2005. SCHUMAL, M. Catálise Heterogênea, Rio de Janeiro, Synergia, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ATKINS, P. W. Físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 1997. DOMÍNGUEZ ESQUIVEL, J. M. (Coord.). El amanecer de la catálisis en Iberoamérica. México: Cyted, 2004. FIGUEIREDO, J. L.; RIBEIRO, F. R. Catálise Heterogénea. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. LEHNINGER, A.L; NELSON, D. L; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 2. ed. São Paulo: Sarvier, PERGHER, S.B.C.; DETONI, C.; MIGNONI, M.L. Materiais laminares pilarizados: preparação, caracterização, propriedades e aplicações. Erechim: EdiFAPES, 2005. SHRIVER, D. F; ATKINS, P. W. Inorganic chemistry, 3.ed. Oxford: Oxford University, 1999. TOMA, H. E. Química de Coordenação Organometálica e Catálise, v. 4, Blucher, 2016.
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