Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador EQ – D

Código: 30-324

Carga Horária: 60h

Créditos: 03

Co-requisitos: 30-323

 

EMENTA

Inserção dos acadêmicos ao contexto da junção de saberes relacionados aos projetos na indústria química, unindo as novas tecnologias, apontando o papel do engenheiro como agente transformador. PPCI (Projeto de Prevenção Contra Incêndio). Fundamentos do fogo e incêndios. Aspectos legais, Terminologia. Sistemas e equipamentos de proteção e combate a incêndio, segurança estrutural das edificações, iluminação de emergência, sinalização, central de gás, eventos temporários, análise de risco de incêndio, planos de emergência. Elaboração de projetos de combate a incêndio e pânico.

 

OBJETIVOS

Aprender de forma autônoma; Atuar em situações e contextos complexos; Conhecer e consolidar os conceitos básicos sobre o desenvolvimento de projetos na indústria química e inovações tecnológicas que envolvem este conteúdo; Entender o papel do engenheiro no contexto da inovação. A disciplina visa desenvolver habilidades para o entendimento e desenvolvimento de soluções de Engenharia voltadas para proteção e combate a incêndio e pânico nas edificações permitindo ao aluno o desenvolvimento de projetos para este fim. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Tomar contato com simbologia usada em projetos de PPCI;

- Manusear normas técnicas da área afim da disciplina;

- Transmitir todos os conhecimentos teóricos e práticos destes tipos de instalações;

- Ser capaz de elaborar projetos específicos no decorrer do semestre.

  

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – FUNDAMENTOS DO FOGO E SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Trabalhar os principais agentes causadores e propagadores de fogo, materiais utilizados e recomendações de utilização, e normativas vigentes sobre segurança contra incêndio, visando desenvolver habilidades para especificação de materiais e interpretação de normativas vigentes.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – SEGURANÇA ESTRUTURAL DAS EDIFICAÇÕES, EXTINTORES, HIDRANTES E MANGOTINHOS

Trabalhar a especificação e dimensionamento de sistemas de segurança, e listagem de materiais e dispositivos para garantia da segurança estrutural das edificações em situação de incêndio, desenvolvendo competência para a especificação correta dos projetos abordados.

 

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CHUVEIROS AUTOMÁTICOS, SINALIZAÇÃO E PLANO DE EMERGÊNCIA

Trabalhar a elaboração de projetos de sinalização e planos de emergência, com base nas Normativas Vigentes, desenvolvendo competência para elaboração e especificações técnicas.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROEJTO DE COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

Trabalhar a elaboração de projetos, desenvolvendo competência para atuação profissional na área estudada.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 01, 02, 03 e 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver a resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área de Projeto de Prevenção Contra Incêndios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRENTANO, T. Instalações hidráulicas de combate a incêndios nas edificações. 5 ed. EDIPUCRS, Porto Alegre, 2016.

BRENTANO, T. A proteção contra incêndios no projeto de edificações: saúde de emergência, compartimentações, controle de fumaça, detecção e alarme, sinalização e iluminação, extintores, hidrantes, sprinkler, brigada de incêndio.  Porto Alegre: [s.n.], 2007.

CAMILLO JÚNIOR, Abel Batista. Manual de Prevenção e Combate a Incêndios Editora Senac, SP, 10ª edição, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT – Normas de prevenção contra Incêndios. Rio de Janeiro.

BRIGADA MILITAR/RS - Lei Federal nº 14.425, de 30 de março de 2017. Porto Alegre, 2017.

BRIGADA MILITAR/RS - Lei Complementar nº 14.376, de 26 de dezembro de 2013. Porto Alegre, 2013.

BRIGADA MILITAR/RS - Lei Complementar nº 14.690, de 16 de março de 2015. Porto Alegre, 2015

BRIGADA MILITAR/RS – Instruções Normativas, Resoluções Técnicas. Porto Alegre, 2015.