Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: Projetos na Indústria Química

Código: 30-323

Carga Horária: 80 horas

Créditos: 04

 

EMENTA

Generalidades de planejamento e engenharia da indústria química. Desenvolvimento do projeto.  Projeto de equipamentos. Processos industriais. Estudo do processo. Seleção dos materiais e equipamentos para o processo. Estudo do arranjo físico (terreno, edificações industriais e obras gerais). Instalações industriais. Análise econômica (economia, política econômica), matemática financeira, depreciação do equipamento, vida econômica dos equipamentos, reposição planejada de equipamentos, comparação de alternativas  de investimentos, financiamento de empreendimentos, estruturas do capital das empresas. Importância para a carreira do engenheiro. Defesa do projeto.

 

OBJETIVOS

Fornecer embasamento teórico e prático para que o aluno tenha o conhecimento necessário para desenvolver um projeto de uma indústria. Ao térmico da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

- Conhecer os aspectos tecnológicos, econômicos e sociais para o desenvolvimento de projeto de implantação de uma indústria.  

-  Apresentar as diversas instalações necessárias ao desenvolvimento de  um processo industrial e implantação de uma indústria.  

- Criar fluxogramas industriais, layout, plantas, organogramas e pré-dimensionar equipamentos, planta baixa empregando softwares computacionais.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – PLANEJAMENTO DO PRODUTO E DO PROCESSO

Trabalhar os conceitos de projeto industrial e desenvolvimento de produtos e produtos e processos. Realizar pesquisa de mercado. Fazer considerações sobre o produto, adaptação do produto ao processo. Descrever sobre o processo de produção, matérias primas, equipamentos e insumos utilizados. Desenvolver a capacidade trabalhar em equipe e habilidade  para concepção de uma indústria química para o desenvolvimento dos produtos e processos relacionados à atuação de profissionais de Engenharia Química

 

Atividades práticas: Elaborar um projeto de uma indústria química.

 

TDE 01  –  Atividade conforme normatização  envolvendo os conteúdos da Unidade 01 com apresentação e defesa do ante-projeto. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PLANEJAMENTO INDUSTRIAL

Criar fluxogramas industriais empregando softwares para a simulação de projetos. Realizar planejamento do produto e do processo. Desenvolver balanços de massa e energia do processo produtivo. Organizar o planejamento da fábrica e da produção. Realizar busca de mercado de equipamentos e insumos, capacidade de operação e levantamento de gastos energéticos.

 

Atividades práticas: Elaborar um projeto de uma indústria química.

 

TDE 02  –  Atividade conforme normatização  envolvendo os conteúdos da Unidade  02 com apresentação e defesa do ante-projeto. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E PRÉDIOS

INDUSTRIAIS

Avaliar a localização de instalações industriais, levando-se  em  consideração a importância, incentivos fiscais, suprimentos de matérias primas e capacidade de escoamento da produção. Fatores de decisão e valiação de alternativas. Delinear as características dos prédios industriais, tipos de edifício, materiais de construção, áreas de apoio e arranjo  Físico. Apresentar layout e planta baixa industrial. Descrever e levantar as principais legislações que devem ser cumpridas para a instalação industrial

 

Atividades práticas: Elaborar um projeto de uma indústria química.

 

TDE 03  –  Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03 com apresentação e defesa do ante-projeto. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ESTIMATIVA DE CUSTOS E AVALIAÇÃO ECONÔMICA  

Empregar as funções empresariais clássicas (marketing, produção, finanças e recursos humanos). Detalhar o processo de criação, administração e organização de uma empresa. Legislação profissional. Estruturas do capital das empresas. Constituição da empresa e seus objetivos. Realizar a análise de mercado, previsão de vendas, custos de produção, análise econômica dos resultados, previsão financeira, análise de mão de obra. Empregar softwares computacionais para realizar a análise econômica do projeto.

 

Atividades práticas: Elaborar um projeto de uma indústria química.

 

TDE 04  –  Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04 com apresentação e defesa do projeto final. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada,  terão como metodologias aulas explosivas, ativa e interativas. No intuito de desenvolver as  competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, envolvendo o desenvolvimento de um projeto. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas  previstas nesta disciplina, constam 15 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino por  meio dos seguintes instrumentos de avaliação: entregas em etapas do desenvolvimento do projeto e apresentação das etapas; Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20%  da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).  

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRÊA,  Henrique  L.;  CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços : uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 680 p. ISBN 9788522469185

PAZMINO, Ana Verônica. Como se cria: 40 métodos para o design de produtos. São Paulo:Edgard Blücher, 2017. 279 p. ISBN 9788521207047.

IIDA, Itiro; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia: projeto e produção. 3. ed. SãoPaulo: Blucher, 2016. 850 p. ISBN 9788521209331.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

XAVIER, Carlos Magno da S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo doprojeto. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 269 p. ISBN 9788502061958.

MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. 2. ed., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010. xiv, 562 p.  ISBN 8502046164. Número de chamada:  658.5M386a 2. ed. 2010

PEMBERTON, A. W. Arranjo físico industrial  e movimentação de materiais. Rio de Janeiro: Interciência, 1977. 150 p.

NEUMANN, Clóvis; SCALICE, Régis Kovacs. Projeto  de fábrica e layout. Rio de Janeiro :Elsevier, 2015. 448 p. ISBN 9788535254075.  

ROBERT, Michel. A estratégia pura e simples da inovação  do produto: como o processo de inovação pode ajudar a sua empresa a suplantar suas concorrentes. Rio de Janeiro: Nórdica,1995. 215 p. ISBN 8570072597