Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II-EQ

Código: 30321

Carga Horária: 60h

Créditos: 3

Pré-requisitos: 30313

 

EMENTA

A disciplina compõe-se de atividades ligadas à elaboração e execução final do projeto de pesquisa que descreve as atividades realizadas a partir do planejamento definido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I-EQ.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

Dominar a capacidade de escrita e representações que envolvem o conhecimento químico;

Estimular a integração dos conhecimentos adquiridos nas diferentes etapas do curso durante a execução do projeto de pesquisa definido na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I-EQ.

 

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

Desenvolver habilidades associadas à execução do projeto de pesquisa;

Analisar, discutir e interpretar corretamente os resultados da pesquisa;

Descrever os resultados da pesquisa na forma de um artigo científico, propriedade intelectual, produto, capítulo de livro ou trabalho monográfico.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Desenvolvimento experimental, teórico ou de revisão bibliográfica da proposta construída no projeto da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I-EQ.

Elaboração do trabalho final na forma de um artigo científico, propriedade intelectual, produto, capítulo de livro ou trabalho monográfico.

Defesa da pesquisa desenvolvida.

 

METODOLOGIA

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento na qual envolverá reuniões periódicas de acompanhamento e supervisão entre o professor orientador e o aluno.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nas informações contidas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso II-EQ.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

FRANCO, J. J. C. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

LOUREIRO, A. B. S.; CAMPOS, S. H. Guia para elaboração e apresentação de trabalhos científicos: monografias, relatórios e demais trabalhos acadêmicos. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVARENGA, M. A. F. P.; COUTO ROSA, M. V. F. P. Apontamentos de metodologia para a ciência e técnicas de redação científica: monografias, dissertações e teses. Porto Alegre: Fabris, 2001.

BASTOS, L. R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. São Paulo: Dáctilo Plus, 2012.

MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.

STORTI, A. T. et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. Erechim: EdiFAPES, 2013.