Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Laboratório de Engenharia Química II

Código: 30318

Carga Horária: 40 horas

Créditos: 02

Pré - requisitos: 30257 e 30259

 

EMENTA

Aulas práticas em laboratório relacionadas com as disciplinas de Operações Unitárias de transferência de calor e massa, tais como: destilação, secagem, extração, adsorção, evaporação.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades práticas relacionadas a operações unitárias que envolvem transferência de calor e massa.  Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

 

- Capacitar o aluno a montagem e manuseio de equipamentos.

- Instigar ao aluno a solução de problemas.

- Aprender a utilizar ferramentas computacionais para tabelar e graficar dados obtidos em ensaios, além de interpretar os resultados.

- Aprender a comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios técnicos e sua apresentação;

- Proporcionar atividades com habilidades manuais.

- Desenvolver a habilidade escrita e de discussão de resultados na elaboração de relatórios.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor.

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – DESTILAÇÃO   

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a destilação  desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de destilação, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. Tempo de desenvolvimento: 4h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 –  SECAGEM

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a secagem peneiramento e análise granulométrica desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de moagem, peneiramento e análise granulométrica, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – EXTRAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a extração, com desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados, e projeção de equipamentos.

 

Atividades práticas: Realização de atividades práticas de extração líquido-líquido e sólido líquido, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 03 –  Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 –  ADSORÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a adsorção, com desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de adsorção, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 1h.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – EVAPORAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a evaporação, com desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados, e projeção de equipamentos.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de evaporação, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados, projeção de equipamentos e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

METODOLOGIA

Com a finalidade de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), laboratórios, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, construção de protótipos entre outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será realizada por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso voltados a processos industriais. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: relatórios  e/ou artigos (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEMUNER, A. J., et al. Experimentos de química orgânica. Viçosa: UFV, 2000.

FOGLER, H. S., et al. (Trad.). Elementos de engenharia das reações químicas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002.

FOUST, Alan S et al. Princípios das operações unitárias. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

INCROPERA, F.P., et al. Fundamentos de transferência de calor e de massa. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

EVENSPIEL, O. Engenharia das reações químicas. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.

MANO, E. B.; SEABRA, A. P. Práticas de química orgânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1987. POMBEIRO, A. J.;  LATAURRETTE, O. Técnicas e operações unitárias em química laboratorial. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.

TERRON, L. R. Operações unitárias para químicos, farmacêuticos e engenheiros: fundamentos e operações unitárias do escoamento de fluidos. Rio de Janeiro: 2012.