DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: PROCESSOS DA INDUSTRIA QUÍMICA II Código: 30-316 Carga Horária: 80h Créditos: 4 Pré-requisitos: ------ EMENTA Óleos vegetais, gorduras e ceras. Indústria do açúcar e produção de etanol. Petróleo e derivados do petróleo. Indústria de tintas e vernizes. Indústria de celulose e papel. Indústria de fertilizantes e defensivos agrícolas. Produtos para couro. Reaproveitamento dos resíduos dos processos. OBJETIVOS Reconhecer as principais rotas de produção na indústria química e agroquímica, bem como, elaborar fluxogramas de processos e interpretar dados dos sistemas de produção. Ao térmico da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências: - Conhecer os aspectos tecnológicos, operacionais e legais para a produção e controle de alguns produtos químicos e alimentícios, tais como: óleos vegetais, açúcar, etanol, papel e celulose, derivados de petróleo, tintas, vernizes, couro, e agroquímicos - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os aspectos físicos e químicos do processamento. - Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, que possibilitem a solucionar problemas na indústria química. - Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos. - Comunicar-se de forma escrita e oral e gráfica através da elaboração de trabalhos técnicos e apresentação de seminários. CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – OLEOS E GORDURAS 1 Extração de óleos vegetais: Preparo da matéria-prima; Métodos de extração; Recuperação do solvente da Micela; Recuperação do solvente do Farelo. 2. Refino de óleos e gorduras: Objetivos do refino; Tipos de Refino (Degomagem; Neutralização; Clarificação: Branqueamento e Desodorização). 3. Produção de gorduras especiais: Hidrogenação. Fracionamento. Interesterificação. Produção de margarinas e cremes. 4. Produção de ceras: Tipos (Animais, vegetais, derivadas de petróleo, sintéticas), características, composição e aplicações. Atividades práticas: Análise e interpretação de artigo científico. TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. UNIDADE DE ENSINO 02 – PROCESSAMENTO DE AÇÚCAR E ETANOL 1. Processamento do açúcar: Preparo da matéria-prima, Extração, clarificação, concentração e cozimento do caldo de cana. Cristalização e refino do açúcar. 2. Processamento do etanol: Álcool de primeira e segunda geração. Fermentação. Destilação. Retificação e desidratação. Atividades práticas: Análise e interpretação de artigo científico. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. UNIDADE DE ENSINO 03 – PETRÓLEO E DERIVADOS Unidade de Poços, Extração e deslocamento do Petróleo. Métodos de recuperação de petróleo nos reservatórios. Refino. Processos físicos de separação. Processos de conversão – Transformação química. Processos de tratamento ou acabamento. Processos auxiliares. Derivados do petróleo: gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina, querosene, óleo diesel e combustível, coque verde, derivados não combustíveis: gases propelentes; nafta petroquímica; solventes; parafinas e lubrificantes; asfaltos; enxofre, etc. Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico. TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03. UNIDADE DE ENSINO 04 – PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO DE COURO Indústrias de beneficiamento de couro. Perfil do setor, fluxograma do processo de produção: ribeira, curtimento e acabamento. Aspectos e impactos ambientais. Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico. TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 04. UNIDADE DE ENSINO 05 – INDÚSTRIA DE CELULOSE, PRODUÇÃO DE PAPEL Composição de madeira, fabricação de polpa de celulose (mecânica e química), processo Kraft. Métodos de branqueamento. Formação de folhas, secagem e acabamento. Reciclagem de papel. Atividade prática: As atividades práticas serão voltadas à produção de papel a partir de fontes alternativas. A atividade tem por finalidade possibilitar a integração dos conhecimentos teórico (composição e propriedades) e experimental a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades relacionadas a este tema. TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 04. UNIDADE DE ENSINO 06 – TINTAS E VERNIZES Mercado atual de tintas no Brasil, e suas principais demandas em relação aos diferentes setores que fazem utilização. Principais funções das tintas, composição química de tintas e vernizes. Pigmentos, aditivos e cargas. Processo de fabricação de tintas à base de água e solvente. Fabricação de tintas em pó. Fabricação de vernizes. Aspectos ambientais. Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico. TDE 06 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 06. UNIDADE DE ENSINO 07 – INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES E DEFENSIVOS AGRÍCOLAS Evolução da agricultura, cenário de desenvolvimento agrícola, produção e consumo de defensivos agrícolas no mundo e no Brasil. Cenário econômico. Classificação dos agrotóxicos. Inseticidas: classificação, método de ação. Inseticidas inorgânicas, de origem natural e orgânicos. Inseticidas e herbicidas sintéticos. Problemas ecológicas relacionados com uso indiscriminado dos mesmos. Nutrientes e reguladores vegetais. Fluxograma da produção de fertilizantes. Obtenção de fertilizantes nitrogenados e fosfatados e sua classificação. Formulações e preparo de adubos. Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico. TDE 07 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 06. METODOLOGIA As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias: Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates; Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria; A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais; As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem; A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos; As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas, entre outros. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0. |