Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: PROCESSOS DA INDUSTRIA QUÍMICA II

Código: 30-316

Carga Horária: 80h

Créditos: 4

Pré-requisitos: ------

 

EMENTA

Óleos vegetais, gorduras e ceras. Indústria do açúcar e produção de etanol. Petróleo e derivados do petróleo. Indústria de tintas e vernizes. Indústria de celulose e papel. Indústria de fertilizantes e defensivos agrícolas. Produtos para couro. Reaproveitamento dos resíduos dos processos.

 

OBJETIVOS

Reconhecer as principais rotas de produção na indústria química e agroquímica, bem como, elaborar fluxogramas de processos e interpretar dados dos sistemas de produção. Ao térmico da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

-  Conhecer os aspectos tecnológicos, operacionais e legais para a produção e controle de alguns produtos químicos e alimentícios, tais como: óleos vegetais, açúcar, etanol, papel e celulose, derivados de petróleo, tintas, vernizes, couro, e agroquímicos

- Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os aspectos físicos e químicos do processamento.

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, que possibilitem a solucionar problemas na indústria química.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos.

- Comunicar-se de forma escrita e oral e gráfica através da elaboração de trabalhos técnicos e apresentação de seminários.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – OLEOS E GORDURAS

1 Extração de óleos vegetais: Preparo da matéria-prima; Métodos de extração; Recuperação do solvente da Micela; Recuperação do solvente do Farelo. 2. Refino de óleos e gorduras: Objetivos do refino; Tipos de Refino (Degomagem; Neutralização; Clarificação: Branqueamento e Desodorização). 3. Produção de gorduras especiais: Hidrogenação. Fracionamento. Interesterificação. Produção de margarinas e cremes. 4. Produção de ceras: Tipos (Animais, vegetais, derivadas de petróleo, sintéticas), características, composição e aplicações.

Atividades práticas: Análise e interpretação de artigo científico.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PROCESSAMENTO DE AÇÚCAR E ETANOL

1. Processamento do açúcar: Preparo da matéria-prima, Extração, clarificação, concentração e cozimento do caldo de cana. Cristalização e refino do açúcar. 2. Processamento do etanol: Álcool de primeira e segunda geração. Fermentação. Destilação. Retificação e desidratação.  

Atividades práticas: Análise e interpretação de artigo científico.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PETRÓLEO E DERIVADOS

Unidade de Poços, Extração e deslocamento do Petróleo. Métodos de recuperação de petróleo nos reservatórios. Refino. Processos físicos de separação. Processos de conversão – Transformação química. Processos de tratamento ou acabamento. Processos auxiliares. Derivados do petróleo: gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina, querosene, óleo diesel e combustível, coque verde, derivados não combustíveis: gases propelentes; nafta petroquímica; solventes; parafinas e lubrificantes; asfaltos; enxofre, etc. 

Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO DE COURO

Indústrias de beneficiamento de couro. Perfil do setor, fluxograma do processo de produção: ribeira, curtimento e acabamento. Aspectos e impactos ambientais. 

Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico.

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – INDÚSTRIA DE CELULOSE, PRODUÇÃO DE PAPEL

Composição de madeira, fabricação de polpa de celulose (mecânica e química), processo Kraft. Métodos de branqueamento. Formação de folhas, secagem e acabamento. Reciclagem de papel.

Atividade prática: As atividades práticas serão voltadas à produção de papel a partir de fontes alternativas. A atividade tem por finalidade possibilitar a integração dos conhecimentos teórico (composição e propriedades) e experimental a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades relacionadas a este tema.

TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – TINTAS E VERNIZES

Mercado atual de tintas no Brasil, e suas principais demandas em relação aos diferentes setores que fazem utilização. Principais funções das tintas, composição química de tintas e vernizes. Pigmentos, aditivos e cargas. Processo de fabricação de tintas à base de água e solvente. Fabricação de tintas em pó. Fabricação de vernizes. Aspectos ambientais.

Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico.

TDE 06 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES E DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Evolução da agricultura, cenário de desenvolvimento agrícola, produção e consumo de defensivos agrícolas no mundo e no Brasil. Cenário econômico. Classificação dos agrotóxicos. Inseticidas: classificação, método de ação. Inseticidas inorgânicas, de origem natural e orgânicos. Inseticidas e herbicidas sintéticos. Problemas ecológicas relacionados com uso indiscriminado dos mesmos. Nutrientes e reguladores vegetais. Fluxograma da produção de fertilizantes. Obtenção de fertilizantes nitrogenados e fosfatados e sua classificação. Formulações e preparo de adubos.

Atividade prática: Análise e interpretação de artigo científico.

TDE 07 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 06.

 

METODOLOGIA

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:

Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;

Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria;

A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;

As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas, entre outros.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SHREVE, R. N.; BRINK JUNIOR, J. A. Indústrias de Processos Químicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

WONGTSCHOWSKI, P. Indústria Química: riscos e oportunidades. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

SIGHIERI, L.; NISHINARI, A. Controle Automático de Processos Industriais: instrumentação. São Paulo: Edgard Blucher, 2015.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADAD, J. M. T. Controle químico de qualidade. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1982.

ATKINS, P. W; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013FOGLER, H. S.; MORAES, F. F.; GAUTO, M.A.; ROSA, G.R. Processos e operações unitárias da indústria química. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

PORTO, L. M. (Trad.). Elementos de Engenharia das Reações Químicas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002.

HENCH, L. L.; ULRICH, D. R. (Coord.). Science of ceramic chemical processing. United States: John Wiley & Sons, 1986.