Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Laboratório de Engenharia Química I

Código: 30261

Carga Horária: 40 horas

Créditos: 02

Pré - requisitos: 30245

 

EMENTA

Aulas práticas em laboratório relacionadas com as disciplinas de Operações Unitárias de Sólidos Particulados, tais como: caracterização física de sólidos particulados, moagem, peneiramento, análise granulométrica, filtração, fluidização, sedimentação e ciclones.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para reconhecer as operações unitárias que envolvem transferência de calor. Selecionar e projetar equipamentos de transferência de calor. Aplicar os conhecimentos de operações unitárias para correlacionar os conteúdos estudados com processos industriais da Engenharia Química. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Capacitar o aluno a montagem e manuseio de equipamentos.

- Instigar ao aluno a solução de problemas

- Aprender a utilizar ferramentas computacionais para tabelar e graficar dados obtidos em ensaios, além de interpretar os resultados.

- Aprender a comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios técnicos  e sua apresentação;

- Desenvolver a habilidade escrita e de discussão de resultados na elaboração de relatórios.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor.

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE SÓLIDOS PARTICULADOS   

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionados a caracterização física de sólidos particulados desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtençao de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de caracterização física de sólidos particulados, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. Tempo de desenvolvimento: 1h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 –  MOAGEM, PENEIRAMENTO E ANÁLISE GRANULOMÉTRICA

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionados a moagem, peneiramento e análise granulométrica desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de moagem, peneiramento e análise granulométrica, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. Tempo de desenvolvimento: 4h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – FILTRAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a filtração, com desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados, e projeção de equipamentos.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de filtração, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 03 –  Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 3h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 –  FLUIDIZAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a fluidização, com desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de fluidização, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – SEDIMENTAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a fluidização, com desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados, e projeção de equipamentos.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de sedimentação, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados, projeção de equipamentos e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05. Tempo de desenvolvimento: 4h.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – CICLONES

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionados a fluidização, com desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados, e projeção de equipamentos.

Atividades práticas: Realização de atividade prática de ciclones, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados, projeção de equipamentos e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

TDE 06 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

METODOLOGIA

Com a finalidade de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, construção de protótipos entre outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será realizada por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso voltados a processos industriais. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 4 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: relatórios e/ou artigos (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

FOUST, A. S. et al. Princípios das operações unitárias. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

LIMA, E.;  CORREIA, P. Mecânica das bombas. Rio de Janeiro: Interciência, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MACINTYRE, A. J. Bombas e instalações de bombeamento. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

MCCABE, W. L. et al. Unit operations of chemical engineering. United States: McGraw-Hill, 2005.

POMBEIRO, A. J.;  LATAURRETTE, O. Técnicas e operações unitárias em química laboratorial. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.

TERRON, L. R. Operações unitárias para químicos, farmacêuticos e engenheiros: fundamentos e operações unitárias do escoamento de fluidos. Rio de Janeiro: 2012.

NEDDERMAN, R. M. Manual de operações unitárias. Londres: Hemus, 2004.