Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador EQ – B

Código: 30-252

Carga Horária: 60h

Créditos: 03

Co-requisitos: 30-250 30-251

 

EMENTA

Inserção dos acadêmicos ao contexto da junção de saberes relacionados aos fenômenos de transferência de calor e massa, unindo as novas tecnologias, apontando o papel do engenheiro como agente transformador.

 

OBJETIVOS

Aprender de forma autônoma; Atuar em situações e contextos complexos; Conhecer e consolidar os conceitos básicos da utilização em conjunto de de saberes relacionados aos fenômenos de transferência de calor e massa e inovações tecnológicas destes conteúdos; Entender o papel do engenheiro no contexto da inovação.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador EQ-B será desenvolvido por meio da resolução de problemas reais de forma autônoma, buscando o aprimoramento por inovação ou evolução, inserindo o acadêmico às tendências tecnológicas globais. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 30 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador EQ -B.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

INCROPERA, F. P. et al. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 6ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

ÇENGEL, Yunus A.; GHAJAR, Afshin J. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

SHIMIDT, F. W.; HENDERSON, R. E.; WOLGEMUTH, C. H.; MOREIRA, J. R. S. Introdução as ciências térmicas: termodinâmica dos fluídos e transferência de calor. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANEDO, Eduardo Luis. Fenômenos de transporte. Rio de Janeiro:  LTC, 2010.

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T.; PRITCHARD, Philip J. Introdução à mecânica dos fluidos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

WELTY, James R. Fundamentals of momentum, heat, and mass transfer. 4th ed New York: John Wiley & Sons, 2001.

HOLMAN, J.P. Heart Transfer. 9.ed Boston: MC Graw-Hill, 2002.

MALISKA, C. R.. Transferência de calor e mecânica dos fluidos computacional. 2.ed. São Paulo: LTC, 2004.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas