DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Tópicos Especiais em Engenharia Química II Código: 30-1022 Carga Horária: 40h Créditos: 02 Pré-requisitos: - EMENTA Disciplina de ementa variável, abordando assuntos variados, voltados a formação do Engenheiro Químico, podendo ser assunto específico do curso ou de áreas afins, que possibilitem uma formação generalista e interdisciplinar do acadêmico.
OBJETIVOS Fornecer ao aluno conhecimentos em assuntos gerais relevantes à formação do Engenheiro Químico. Aprender de forma autônoma; Atuar em situações e contextos complexos; Conhecer e consolidar os conceitos básicos de inovações relacionados com o campo de atuação de um engenheiro químico no cenário industrial, ambiental, social, comportamental, administrativo e financeiro, onde as novas tecnológicas estão presentes e as habilidades dinâmicas são essenciais. Entender o papel do engenheiro no contexto da inovação.
CONTEÚDOS CURRICULARES Disciplina de conteúdos curriculares variável, abordando assuntos que complementem a formação do engenheiro químico em conhecimento e aprimoramento de competências e habilidades.
METODOLOGIA As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias: • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates; • Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria; • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais; • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem; • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos; • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA FOGLER, H. Scott. Elements of chemical reaction engineering. 2. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1992. SMITH, J. M (Joe Mauk); VAN NESS, H. C; ABBOTT, Michael M. Introdução à termodinâmica da engenharia química. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011 HIMMELBLAU, David Mautner; RIGGS, James B. Engenharia quimica: princípios e cálculos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MCMILLAN, James D. (Coord.). Applied biochemistry and biotechnology. New Jersey: Humana Press, 2006. SANDLER, Stanley I. Chemical, biochemical, and enginnering thermodynamics. 4. ed. Estados Unidos: John Wiley & Sons, 2006. BORZANI, Walter (Coord.). Biotecnologia industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. BRASIL, Nilo Índio do. Introdução à engenharia química. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINNERING. São Paulo: Brazilian Society of Chemical Engineering,1995-. Trimestral. Continuação de RBE : revista brasileira de engenharia . Caderno de engenharia química. On-line.
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