Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: ENGENHEIRO NO MERCADO DE TRABALHO

Código: 30-1020

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

EMENTA

Definições, tipos de inovação, impactos nas atividades empresariais e na economia. Definição, perfis e tipos de empreendedor. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Novas vertentes do empreendedorismo. Raciocínio empreendedor com visão crítico-analítica e interdisciplinar nas organizações. O engenheiro empreendedor. Estratégias de desenvolvimento tecnológico e inovativo. Reconhecimento de oportunidades. Solução de problemas em uma perspectiva empreendedora e criativa. Técnicas para a pesquisa de mercado e tratamento de informações qualitativas. Modelos de Negócio. Como alavancar e estruturar projetos e negócios inovadores. Organizações exponenciais e negócios escaláveis. Plano de Negócio.

 

OBJETIVOS

Desenvolver habilidades para elaboração de soluções inovadoras, com foco no cliente, aprimorando o pensamento empreendedor, por meio da elaboração de um Plano de Negócio completo. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Entender os tipos de inovação e empreendedorismo e o seu impacto nas organizações;

- Identificar e analisar cenários para implantação de novos projetos e negócios;

- Perceber o papel do engenheiro no processo de inovação e criação de novos negócios;

- Propor projetos e negócios inovadores para a solução de problemas reais;

- Aplicar técnicas para levantamento da visão de mercado a respeito de soluções propostas;

- Analisar informações qualitativas de mercado como subsídio para projetos e negócios inovadores de engenharia;

- Elaborar Planos de Negócio que evidenciem a proposta de valor, público-alvo, parceiros, etapas do projeto, estrutura de custos, fontes de receita e as formas de relacionamento com o cliente para divulgação, distribuição e pós-venda;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da apresentação de um Plano de Negócio completo;

- Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares;

- Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nas equipes;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos;

- Preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – O PROCESSO INOVATIVO

Definições e tipos de inovação (incremental e de ruptura), e impactos nas atividades empresariais e na economia.

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – O CENÁRIO EMPREENDEDOR

Definição, perfis e tipos de empreendedor. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Novas vertentes do empreendedorismo (empreendedorismo social, intraempreendedorismo, entre outras). Raciocínio empreendedor com visão crítico-analítica e interdisciplinar nas organizações.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO

O engenheiro empreendedor. Estratégias de desenvolvimento tecnológico e inovativo.

 

Atividade Prática 01: Dinâmica para apropriação do papel inovativo e empreendedor do engenheiro.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Reconhecimento de oportunidades. Solução de problemas em uma perspectiva empreendedora e criativa.

 

Atividade Prática 02: Dinâmica para solução de um problema real proposto.

 

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – PESQUISA DA VISÃO DE MERCADO

Técnicas para a pesquisa de mercado e tratamento de informações qualitativas.

 

Atividade Prática 03: Dinâmica para aplicação de técnicas de pesquisa de mercado.

 

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS

Modelos de Negócio. Como alavancar e estruturar projetos e negócios inovadores. Organizações exponenciais e negócios escaláveis. Plano de Negócio, definindo proposta de valor, público-alvo, parceiros, etapas do projeto, estrutura de custos, fontes de receita e as formas de relacionamento com o cliente para divulgação, distribuição e pós-venda. Como gerenciar novos empreendimentos.

 

Atividade Prática 04: Dinâmica para identificação e análise de organizações exponenciais e negócios escaláveis.

 

Atividade Prática 05: Dinâmica para apresentação de projetos e negócios inovadores.

 

TDE 06 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 06.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a aplicação de conceitos matemáticos a área da engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 633 p. ISBN 9788582603062.

BRESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 526 p. ISBN 978-85-8260-518-9.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. 300 p. ISBN 9788576085508.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 275 p. ISBN 9788535277012.

BURGELMAN, Robert A.; CHRISTENSEN, Clayton M.; WHEELWRIGHT, Steven C. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. 5. ed. São Paulo: AMGH, 2012. 628 p. ISBN 9788580550900.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 378 p. ISBN 9788522108596.

MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José. Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295.

ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S.; GEEST, Yuri V. Organizações Exponenciais. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 288 p. ISBN 9788550807140

SERAFIM, Luiz. O poder da inovação: como alavancar a inovação na sua empresa. São Paulo: Saraiva, 2011. 237 p. ISBN 9788502147997.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 278 p. ISBN 9788535284218.