Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR – ACOLHIMENTO E NIVELAMENTO - EQ

CÓDIGO: 30-1002

CARGA HORÁRIA: 60h

CRÉDITOS: 03

Co-requisitos: 30-236, 10-145

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento do Projeto Integrador, alinhado aos Elementos do Pensamento Computacional e Introdução ao Cálculo.

 

OBJETIVOS

Adquirir capacidade de análise e síntese; Desenvolver visão interdisciplinar; Desenvolver habilidade de trabalhar em equipe; Desenvolver o pensamento lógico e metodológico; Adquirir a capacidade de interpretação e solução de problemas reais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador - Acolhimento e Nivelamento – EQ será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 40 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Acolhimento e Nivelamento - EQ.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DYM, Clive L.; LITTLE, Patrick. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

BAXTER, Mike R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016. .

KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo: Avercamp, 2007.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistar; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GOLEMAN, D. Inteligência e emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

WEISINGER, H. Inteligência emocional no trabalho. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

COVEY, S. R. Os sete hábitos das pessoas muito eficientes. 28.ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

 

Notícias do Curso

Ver todas