Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: Química Teórica e Aplicada

Código: 10-146

Carga Horária: 80h  (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

 

EMENTA

Teoria e estrutura atômica. Classificação periódica dos elementos. Propriedades periódicas. Ligações Químicas, Funções Inorgânicas, Oxidação e redução. Estrutura e propriedades dos sólidos, líquidos e gases. Classificação dos materiais.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Dominar a leitura, interpretação e a capacidade de produção de textos em diferentes formas de linguagem e representações que envolvem conhecimento químico, incluindo símbolos, códigos e nomenclatura científica, a fim de se comunicar adequadamente;
  • Conhecer os fundamentos da Ciência Química;
  • Conhecer acerca das estruturas da química inorgânica, bem como suas propriedades físicas e químicas, funções, estruturas e reações para facilitar a compreensão do cotidiano e posterior aplicação nas práticas profissionais.

 

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

  • Compreender a importância histórica da evolução dos modelos atômicos;
  • Manipular corretamente os dados e propriedades da Tabela Periódica;
  • Compreender a estabilidade dos elementos químicos e sua interatividade com outros elementos, em função da ocupação dos níveis eletrônicos na eletrosfera e de suas valências;
  • Compreender a relação entre polaridade das moléculas e interações intermoleculares com as propriedades físicas das substâncias orgânicas e inorgânicas;
  • Classificar os tipos de materiais;
  • Reconhecer as transformações que ocorrem com a matéria por meio de diferenças entre os seus estados iniciais e finais, seja em situações do cotidiano, em processos naturais ou industriais;
  • Reconhecer as diferentes funções da química inorgânica;
  • Entender as reações envolvidas e o processo de funcionamento e tipos de pilhas;
  • Conhecer as principais práticas de rotinas em laboratórios.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1: ESTRUTURA ATÔMICA; CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Desenvolver noções sobre a evolução dos modelos atômicos; Estudar a estrutura atômica; Comparar a distribuição eletrônica para a construção da tabela periódica; Estudar a classificação periódica dos elementos químicos; Definir, interpretar, diferenciar, classificar e representar as ligações químicas; Compreender as relações entre as interações inter e intramolecular e as propriedades da matéria, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades aos fundamentos da química.

 

Atividade prática: Conhecer normas e condutas de segurança para a prevenção de acidentes em laboratório químico; Identificar e aprender a usar equipamentos de proteção; Realizar práticas que possibilitem o conhecimento e a utilização de instrumentação, técnicas e procedimentos básicos de laboratório, bem como a integração dos conhecimentos teórico e experimental relacionados aos conceitos fundamentais da química geral, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais, além de desenvolver e estimular a educação ambiental a partir de reflexões sobre os temas relacionados à disciplina.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: FUNÇÕES INORGÂNICAS E ESTRUTURA E CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS

Conceituar, distinguir, classificar, formular e nomear as principais funções inorgânicas (ácido, bases, sais e óxido). Desenvolver noções sobre a estrutura e classificação dos materiais, buscando desenvolver competência para a identificação das funções inorgânicas e através de suas propriedades identificar seu papel em processos industriais.

 

Atividade prática: Realizar, com segurança, operações de rotina com equipamentos básicos de laboratório. Realizar práticas que possibilitem a integração do conhecimento teórico e experimental relacionados aos conceitos fundamentais da química geral, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 3: REAÇÕES QUÍMICAS E OXIDAÇÃO REDUÇÃO

Desenvolver o conhecimento básico a cerca das reações químicas para facilitar a compreensão do cotidiano e posterior aplicação profissional. Identificar agentes oxidantes e redutores. Desenvolver noções sobre pilhas químicas (galvânicas e eletrolíticas) e suas aplicações no cotidiano, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para reconhecer as transformações que ocorrem com a matéria, seja em processos naturais ou industriais.

 

Atividade prática: Realizar experimentos representativos sobre temas que reforcem o aprendizado de conceitos fundamentais de química desenvolvidos na unidade de ensino, tais como: reação química; oxi-redução; corrosão; eletroquímica, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais.

 

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

 

METODOLOGIA

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2013.

BROWN, T. L. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

RUSSEL, J. B. Química geral. São Paulo: Makron Books, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRADY, J. E. HUMISTON, G. E. Química geral. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

CRUZ, R. Experimentos de química em microescala: química geral e inorgânica. São Paulo: Scipione, 1995.

KOTZ, J. C. Química e reações químicas. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 2013.

MASTERTON, W. L. Princípios de química. Rio de Janeiro: LTC, 1990.