Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Aço e Madeira

Código: 60-1222

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo e dimensionamento de sistemas estruturais de aço e madeira. Dimensionamento de uma edificação com grandes vãos livres, tipo galpões e ginásios.

 

Objetivos:

Capacitar o aluno para a execução dos cálculos necessários para o dimensionamento de estruturas de aço e madeira nas obras correntes da construção civil.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Vantagens e desvantagens da madeira como material de construção

2 Cálculo dos elementos estruturais simples

2.1 Peças de madeira submetidas à tração baricêntrica – NB 11

2.2 Peças de madeira submetidas à compressão baricêntrica – NB 11 e normas alemãs

3 Peças múltiplas de madeira – dimensionamento

4 Sistemas de ligação utilizados nas estruturas de madeira

5 Critérios para definir a carga admissível em sistema de ligação

6 Peças de madeira solicitada a flexão – vão teórico

7 Vantagens e inconvenientes das estruturas de aço

7.1 O aço como material estrutural

7.2 Perfis

7.3 Propriedades mecânicas.

8 Cargas em edifícios

9 Base para o dimensionamento

9.1 Barras tracionadas

9.2 Barras compostas tracionadas

9.3 Barras comprimidas

9.4 Barras prismáticas fletidas

10 Módulo elástico

11 Solda nas estruturas de aço

12 Sistemas estruturais sustentáveis

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de informática, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de exercícios propostos em sala de aula.

 

 

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Prova/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DIAS, Luís Andrade de Mattos. Estruturas de Aço: conceitos, técnicas e linguagem. São Paulo: Zigurate Editora, 2011.

PFEIL, Walter; PFEIL,Michèle. Estruturas de Aço: Dimensionamento Prático. São Paulo: Zigurate, 2015.

PFEIL, Walter; PFEIL,Michèle. Estruturas de Madeira. 6. ed. São Paulo: LTC, 2013.

 

Bibliografia Complementar

ARAÚJO, José Milton de. Curso de concreto armado. 3. ed. Rio Grande: Dunas, 2010. v.1, v.2, v.3 e v.4.

BOTELHO, Manoel H. C.; MARCHETTI, Osvaldemar. Concreto Armado Eu Te Amo. 8. ed. São Paulo: Edgard Blucher 2017. v.1. v.2.

MELCONIAN, Sarkis. Mecânica técnica e resistência dos materiais. 20. ed . São Paulo: Erica, 2017.

MOLITERNO, Antônio. Caderno de projetos de telhados em estruturas de madeira. 4. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2017.

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. Bases para o projeto estrutural na arquitetura. São Paulo: Ziguratte, 2017.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas