Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Fotografia e Vídeo para Arquitetura

Código: 60-1126

Carga Horária: 40h (Teórica: 0h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Técnicas básicas de fotografia, vídeo e multimídia. Linguagem fotográfica. Fotografia como instrumento de estudo e investigação do espaço físico existente e do espaço arquitetônico/urbanístico proposto.

 

Objetivos:

Despertar no aluno o interesse pela fotografia, vídeo e multimídia, demonstrando a importância destes no estudo e investigação do espaço físico existente e do espaço arquitetônico/urbanístico proposto.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Introdução dos produtos da fotografia, vídeo e multimídia

2 Fotografia

2.1 História da fotografia

2.2 Câmeras analógicas x Câmeras digitais

2.3 Componentes básicos da máquina fotográfica

2.4 Acessórios

2.5 Configurações e ajustes da câmera

2.6 Técnicas básicas e linguagem da fotografia para arquitetura e interiores

2.7 Fotografia panorâmica

3 Multimídia

3.1 Multimídia como ferramenta de apoio para edição de fotos

4 Vídeo

4.1 Linguagem técnica e etapas de planejamento para a elaboração de um vídeo

4.2 Edição de vídeos

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio da aplicação prática do conhecimento teórico apreendido.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no século XIX. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1998.

HEDGECOE, John. Guia Completo de Fotografia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WATTS, Harris. Direção de câmera: um manual de técnicas de vídeo e de cinema. São Paulo: Summus, 1999.

 

Bibliografia Complementar

GIBSON, David. Manual do fotógrafo de rua. Editora Gustavo Gili, 2015.

HEDGECOE, John. O novo manual da fotografia: guia completo para todos os formatos.  Editora SENAC SP, 2006.

INGLEDEW, John. Fotografia. Editora Gustavo Gili, 2015.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê, 2001.

SCOTT, Grant. Guia essencial para o estudante de fotografia profissional.

 

Notícias do Curso

Ver todas