Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Design e Comunicação Visual

Código: 60-1125

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Projetos de objetos a serem produzidos em escala industrial. Harmonização do ambiente humano, englobando desde a concepção e criação de objetos de uso cotidiano até projetos de urbanismo. Programação visual do edifício e do espaço urbano, analisando como os elementos de comunicação visual podem integrar-se, interferir e até modificar estes espaços.

 

Objetivos:

Projetar objetos a serem produzidos em escala industrial; harmonizando-os no ambiente humano, englobando desde a concepção e criação dos mesmos, para uso cotidiano até projetos de urbanismo.

Programar visual do edifício e do espaço urbano, analisando como os elementos de comunicação visual podem integrar-se, interferir e até modificar estes espaços.

 

Conteúdos Curriculares:

1 A evolução do Design e Comunicação Visual

1.1 História do Design e da Comunicação Visual

2 Elementos de Design e Comunicação Visual

2.1 Leis da Gestalt – Leitura visual da forma

2.2 Conceituação da forma e suas propriedades

2.3 Cor: Significados e Harmonias

2.4 Tipografia: Categorias, relações e Contrastes

3 Desenvolvimento de Novos Produtos

3.1 Funções dos produtos

3.2 Metodologias

3.3 Briefing

3.4 Criação

5.5 Ergonomia

3.6 Teste de conceito

3.7 Marketing

3.8 Ciclo de vida do produto

4 Programação Visual aplicada a Arquitetura e Urbanismo

4.1 Marca

4.2 Manual de identidade visual e suas aplicações

4.3 Portfólio

4.4 Diagramação

4.5 Design de informação, sinalização e sinalética

5 Projetos de Design e Comunicação Visual para Produto e Urbanismo

5.1 Objetos de Mobiliário Residencial, Comercial, Industrial e Urbano

5.2 Feiras e Exposições

5.3 Comunicação em Edificações

5.4 Comunicação Urbana

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de projeto e representação gráfica com o uso de programas.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CARDOSO. Rafael. Introdução à História do Design. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São

Paulo: Edgard Blücher, 2017.

WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: princípios de design e tipografia para

iniciantes. São Paulo: Callis, 2015.

 

Bibliografia Complementar

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras, 2015.

MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa, 2011.

MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem: curso avançado. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para o design de produtos. São Paulo: Ed. Blucher. 2017.