Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Avaliação Pós-Ocupação-A

Código: 60-1124

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Promover a ação ou a intervenção que propicie a melhoria da qualidade dos ambientes construídos. Avaliação do desempenho de ambientes construídos. Produção de informação através de bancos de dados gerando conhecimento sistematizado sobre o ambiente e as relações ambiente-comportamento.

 

Objetivos:

Desenvolver o espírito crítico dos alunos em relação aos fundamentos projetuais e pragmáticos que regem o fazer arquitetônico e urbano, aprimorando técnicas de pesquisa da arquitetura como arte aplicada que interfere diretamente no nível da satisfação das pessoas.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Avaliação Pós-Ocupação - Introdução
  2. APO aplicada a realimentação do Processo de Projeto
  3. O processo de apreensão e de avaliação da qualidade do ambiente pelos indivíduos
  4. A forma como veículo de comunicação
  5. Dimensões e variáveis que afetam o desempenho dos espaços
  6. Procedimentos metodológicos

 

Metodologia (Câmpus de Erechim):

O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019 - que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1.134/2016.

 

Metodologia (Câmpus de Frederico Westphalen):

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais.

 

Avaliação (Câmpus de Erechim):

A avaliação da disciplina será feita com base o que determina o Regimento Interno da Instituição Resolução no 2318/CUN/2017– CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art.85-92– “Do Planejamento de Ensino e Da Avaliação da Aprendizagem”.

Os resultados dos acadêmicos deverão ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), conforme segue:

I – 20% - Trabalhos do Docente (atividades propostas pelo docente da disciplina, no ambiente virtual de aprendizagem, que serão avaliadas através da entrega pelo acadêmico);

II – 20% - Fórum Avaliativo (é uma ferramenta que poderá ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona possibilitando a interação entre acadêmico-professor e acadêmico-acadêmico objetivando o pensamento construtivo, a partir do pensamento crítico. A pontuação pode ser contabilizada de forma quantitativa e/ou qualitativa);

III – 60% - Prova Presencial (será aplicada pelo docente responsável da disciplina, acontecerá de forma individual e sem consulta, visando as competências desenvolvidas pelo acadêmico durante a disciplina).

 

Avaliação (Câmpus de Frederico Westphalen):

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

O aluno que obtiver na disciplina uma média igual ou superior a 7,0 (sete) durante o período letivo e frequência não inferior a 75% (setenta e cinco porcento) é dispensado do exame final desta disciplina.

Somente pode prestar exame final o aluno que obtiver a frequência não inferior a 75% (setenta e cinco porcento) e a média final do semestre, igual ou superior a 5,0 (cinco).

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

OKAMOTO, Jun. Percepção Ambiental e Comportamento. Editora Mackenzie, 2002.

ORNSTEIN, Sheila; VILLA, Simone Barbosa (Org.). Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação. São Paulo: Oficina de Textos, 2016.

VORDT, Theo J. M. Van Der e WEGEN, Herman B. R. Van. Trad. Medina, M. B. Arquitetura sob o olhar do usuário – programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

 

Bibliografia Complementar

CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. São Paulo: Edições 70, 2017.  

FABRICIO, M.M.; ORNSTEIN, S.W. (org.). Qualidade no Projeto de Edifícios. São Carlos: RIMA, 2010.  

MONT’ALVÃO, Claudia; VILLAROUCO, Vilma (Orgs.). Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído. Vol. 2. Recife: Editora UFPE, 2014.

PALLASMAA, Juhani. Essências. Editora GG Brasil, 2018.  

YIN, Robert K. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.