Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto Integrador - Introdução ao Trabalho Final de Graduação - ITFG

Código: 601122

Carga Horária: 20h     (Teórica: 20h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 3

 

Ementa:

Pesquisa e levantamento com a finalidade de dar embasamento ao trabalho final de graduação. Definição da temática escolhida pelo aluno para desenvolver no trabalho final de graduação.

 

Objetivos:

Subsidiar o desenvolvimento da pesquisa do trabalho final de graduação. Discutir os diversos elementos que compõem a pesquisa do trabalho final de graduação. Compatibilizar as normas das diversas entidades que intervém na elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo com o perfil esperado para o aluno formado.

 

Conteúdos Curriculares:

Conteúdos Curriculares:

  1. Definição do Tema
    1. Estudos de conceituação
    2. Introdução
    3. Objetivos
    4. Justificativa
    5. Referencial Teórico
    6. Metodologia
  2. Definição do contexto e do lote
    1. Infraestrutura
    2. Legislações federal
    3. Legislações estadual
    4. Legislações municipal
    5. Educação e legislação Ambiental
    6. Normas técnicas
      1. Acessibilidade
  3. Estudos tipológicos
    1. Estudos de casos específicos ao tema proposto
  4. Complementação da pesquisa
    1. Setorização
    2. Programa de necessidades
    3. Organograma
    4. Fluxograma
    5. Pré-dimensionamento
    6. Memorial de intenções
    7. Zoneamento
    8. Lançamento de propostas volumétricas com vistas ao TFG
    9. Considerações finais

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida com aulas teórico-práticas, com o lançamento sistemático de trabalhos, visando a evolução continua e aquisição assim do conhecimento necessário para montagem da pesquisa. A pesquisa será entregue sob a forma de Monografia devendo ser defendida perante banca avaliadora.

 

 

Avaliação:

Os trabalhos desenvolvidos durante o decorrer da disciplina serão avaliados de forma contínua, sendo a 1ª nota atribuída pelo professor da disciplina pelas etapas desenvolvidas. A 2ª nota será atribuída pela banca avaliadora composta pelo professor orientador e dois professores do Curso.

A avaliação constituir-se-á em um processo quantitativo e qualitativo de forma a avaliar o processo de desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

PENDLETON-JULLIAN, Ann; KAUSEL, Cecília L. Santiago Calatrava. Conversa com estudantes. Editora Gustavo Gili, 2003.

RATTENBURY, Kester et al. Arquitetos Contemporâneos. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2007.

UNWIN, Simon. Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

 

Bibliografia Complementar

BRAIDA, Frederico; LIMA, Fernando. 101 conceitos de arquitetura e urbanismo na era digital. Editora: Probooks, 2017.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2017.

GEHL, Jan. A vida na cidade: como estudar. Editora Perspectiva, 2018.

KOWALTOWSKI Doris C. C. K. et al. O processo de projeto em arquitetura: da Teoria à Tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2017.

MCLEOD, Virginia; YAMASHITA, Megumi. Detalhes construtivos da arquitetura contemporânea com vidro. Porto Alegre: Bookman, 2011.

 

Notícias do Curso

Ver todas