Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Orçamento e Planejamento de Obras

Código: 60-1120

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Técnica de elaboração de orçamentos simples e detalhados. Critérios de medição, composições unitárias e leis sociais. Orçamento como instrumento de decisão da produtividade e organização geral na construção.

 

Objetivos:

Compreender e analisar as diversas etapas da organização de uma obra. Preparar projetos e demais elementos necessários, buscando conhecimentos acerca do andamento de obras simples e complexas. Adquirir formação para uma postura crítica frente ao objeto arquitetônico, a partir de custos e processos, desde sua elaboração projetual até sua plena execução.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Apresentação

2 Projeto arquitetônico

2.1 Projetos complementares

2.2 Detalhamento técnico

3 Especificações técnicas

3.1 Memorial descritivo

3.2 Componentes

3.3 Etapas da obra

4 Processos de gerenciamento

4.1 Planejamento

4.1.1 Orçamento simples

4.1.2 Orçamento detalhado

4.1.3 Itens

4.1.4 Medição

4.1.5 Composições

4.1.5.1 Insumos

4.1.5.1.1 Leis sociais

4.1.5.1.2 Custos unitários

4.1.5.1.3 Custos parciais

4.1.5.1.4 Custos totais

4.2 Programação da obra após a contratação

4.3 Operação e controle da obra

4.3.1 Instrumentos

5 Produtividade.

6 Qualidade

7 Componentes

8 Avaliação de resultados

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, precificação e registros. A fixação dos conteúdos será por meio de simulações orçamentárias em sala de aula.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

GOLDMAN, Pedrinho. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 4. ed. São Paulo: PINI, 2004.

MASCARÓ, Juan Luis. O custo das decisões arquitetônicas. 5. ed. Porto Alegre: Masquatro, 2014.

TCPO 2012 - Tabelas de Composição de Preços para Orçamentos. 14. ed., São Paulo: PINI, 2012.

 

Bibliografia Complementar

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 12721: Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edifícios. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.

BADRA, Pedro Antonio Lousan. Guia prático de orçamento de obras: do escalímetro ao BIM.  Editora PINI, 2012.

CARDOSO, Roberto Sales. Orçamento de obras em foco: um novo olhar sobre a engenharia de custos. 2. ed. São Paulo: Pini, 2011.

COSTA, Maria Lívia da Silva; ROSA, Vera Lúcia do Nascimento. 5S no canteiro. 4. ed. São Paulo: O Nome da Rosa, 2010.

PINHEIRO, Antônio Carlos da Fonseca Bragança. Planejamento e custos de obras. Editora Érica, 2014.

TISAKA, Maçahico. Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. 2. ed. São Paulo: Pini, 2011.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas