Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Urbano IV

Código: 60-1119

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Projeto de loteamento e infraestrutura para assentamentos urbanos regulares e proposta de intervenção em áreas com ocupação irregular articulada ao sistema sócio espacial da cidade como um todo.

 

Objetivos:

Capacitar o aluno na prática de projeto de loteamento e infraestrutura para assentamentos urbanos irregulares, proposta de intervenção em áreas com ocupação irregular articulada ao sistema sócio espacial da cidade como um todo.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Infraestrutura Urbana

2 Serviços Urbanos

3 Legislações Urbanas

4 Áreas Urbanas e Ocupações Irregulares

5 Regularização fundiária

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 8 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CASTELLO, Iara Regina. Bairros, loteamentos e Condomínios: Elementos para o projeto de novos territórios habitacionais. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

KOOLHAAS, Rem. Três textos sobre a cidade. Editora Gustavo Gili, 2014.

MASCARÓ, Juan Luis. Loteamentos urbanos. 2. ed. Porto Alegre: Sagra, 2016.

 

Bibliografia Complementar

ALMEIDA, Cláudia Maria de; CÂMARA, Gilberto; MONTEIRO, Antonio Miguel V. (Org.). Geoinformação em urbanismo: cidade real x cidade virtual. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

CAMPOS FILHO. Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: 2a ed, 2016.

JUNQUEIRA, V, NEIMAN, Z. (Org) Educação Ambiental e conservação da Biodiversidade:

Reflexos e experiências Brasileiras. Baueri: Manole, 2007.

MASCARÓ, Lucia; MASCARÓ, Juan Luis. Vegetação urbana. 4. ed. Porto Alegre: Masquatro, 2015.

ROGERS, Richard. Cidades para um Pequeno Planeta. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.