Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Arquitetura de Interiores

Código: 60-1116

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Planejamento e projeto de arquitetura de interiores considerando as complexidades técnico-construtivas, sociais e ambientais, visando sua adequação às atividades e necessidades humanas.

 

Objetivos:

Planejar e propor alternativas para espaços interiores com vistas à sua construção, considerando as qualidades espaciais, percepções e ambiências desejadas, assim como os componentes e etapas de projeto e execução de obra.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Conceituação de arquitetura de interiores (espaço, percepção e ambiência)

2. Histórico e legislação da arquitetura de interiores

3. Planejamento do projeto e da obra: etapas, métodos, ferramentas e representação

4. Prática do projeto

4.1. Levantamento de dados (levantamento do local, compreendendo os usuários/estudo da marca, estudos de referências)

4.2. Programa de necessidades (conceito, memorial de intenções e pré-dimensionamento);

4.3. Estudos preliminares

4.4. Anteprojeto

4.5. Projetos complementares e compatibilização de projetos

4.6. Projeto de execução e detalhes construtivos

5. Materiais de construção, revestimentos, acabamentos e suas implicações no projeto, execução e manutenção

6. Mobiliário, aparelhos sanitários, equipamentos

7. Acessórios e complementos

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de projeto e representação gráfica em programas da área.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 8 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

 

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CHING, Francis D. K. BINGGELI, Corky. Arquitetura de Interiores Ilustrada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

KARLEN, Mark. Planejamento de espaços internos: com exercícios. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MALCOLM, Innes. Iluminação no design de Interiores. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.

 

 

Bibliografia Complementar

GIBBS, Jenny. Design de Interiores: Guia Útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

GURGEL, Miriam. Projetando Espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. 6. ed. São Paulo: Senac, 2017.

GURGEL, Miriam. Projetando Espaços: Design de Interiores. 6. ed. São Paulo: Senac, 2017.

MORGAN, Tony. Visual merchandising: vitrinas e interiores comerciais. 2a edição revisada e

ampliada. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.

PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consulta e referência para projetos. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

 

Notícias do Curso

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