Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Urbano III

Código: 60-1115

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Prática de projeto urbanístico, formulação, avaliação e adoção de alternativas de organização espacial com ênfase nos aspectos de infraestrutura urbana, legislação e custos. Proposta em um setor com alta complexidade funcional e morfológica, de acordo com a contemporaneidade das cidades.

 

Objetivos:

Capacitar o aluno na elaboração do parcelamento do solo urbano através da teoria e prática de propostas de organização do território, com ênfase nos diretrizes e estratégias de planejamento urbano para as cidades contemporâneas.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Fundamentos básicos de Plano Diretor

2 Planos e Projetos de Saneamento

3 Planos e Projetos de Mobilidade

4 Planos e Projetos de Gerenciamento de Resíduos

5 Planos e Projetos Urbanos vinculados às TICs (Tecnologias da informação e

comunicação)

6 Os Planos Setoriais complementares às normas dos Planos Diretores

6.1 Plano Setorial de Áreas Verdes, Lazer e Recreação

6.2 Equipamentos Urbanos

6.3 Transportes Coletivos

6.4 Circulação de Pedestres

6.5 Abastecimento de Água

6.6 Esgoto Sanitário

6.7 Drenagem urbana

6.8 Disposição de Resíduos Sólidos

6.9 Distribuição de Energia Elétrica

6.10 Sistema Viário e Pavimentação

6.11 Arborização

6.12 Patrimônio Cultural

7 Projetos Urbanos

7.1 Métodos de elaboração e aprovação

7.2 Métodos de implantação

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DEL RIO, Vicente. Desenho urbano contemporâneo no Brasil. Editora: LTC, 2013.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; FERREIRA, Renata Marques. Estatuto da cidade comentado: lei 10.257/2001 - lei do meio ambiente artificial. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

GEHL, Jan. Cidades para pessoas. Editora Perspectiva, 2014.

 

Bibliografia Complementar

BELTRÃO, A. F. G. Curso de Direito Ambiental. São Paulo: Forense, 2009.

CAMPOS FILHO. Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: 2a ed, 2016.

CORBUSIER, Le. Planejamento Urbano. São Paulo: Perspectiva, 2008.

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2017.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a Cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbana. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.