Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto de Arquitetura VII-A

Código: 60-1114

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Prática de projeto envolvendo edificações em altura. Problemas específicos de circulação vertical, soluções de estrutura em altura e controle ambiental em áreas de alta densidade levando em consideração a mobilidade urbana e acessibilidade.

Objetivos:

Estudar as técnicas de estruturas e processos construtivos que possibilitem a verticalização da construção. Refletir sobre as relações entre o edifício vertical, a paisagem, a mobilidade e a infraestrutura urbana.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Aspectos Conceituais

1.1 Estudo do tema

1.1.1 Análise de composição

1.1.2 Análise da relação da obra com o local de implantação (clima, topografia, materiais utilizados)

1.1.3 Análise do programa de necessidades (atividades, mobiliário e equipamentos, graus de privacidade)

1.1.4  Análise de setorização e fluxos, análise do conceito e partido.

2 Estudo do terreno, entorno imediato e condicionantes

2.1 Condicionantes físico-ambientais (topografia, vegetação, clima/microclima)

2.2 Legislação (urbanística/ambiental), uso e ocupação do solo, densidade urbana, gabarito de altura, sistema viário, passeios públicos, iluminação pública, arborização urbana, infraestrutura urbana (abastecimento de água, esgoto, energia elétrica)

2.2  Condicionantes Culturais

2.3  Condicionantes Econômicos

2.4 Condicionantes Técnicos Construtivos

2.5 Acessibilidade e Desenho Universal

3 Programa de necessidades

4 Proposta arquitetônica de alvenaria misto (comercial/residencial)

4.1 Suposição de pavimentos

4.2 Inter Relação entre o projeto arquitetônico e projetos complementares

4.3 Composição volumétrica

4.4 Área de lazer

4.5 Equipamentos e serviços condominiais e sua particular inserção na cidade

5 Soluções formais

5.1 Tratamento dos volumes

5.2 Tratamento de fachadas

5.3 Tratamento de cortes

6 Soluções espaciais

6.1  Implantação e relação com contexto – adaptação ao entorno e ao sítio

7 Soluções estruturais

7.1 Lançamento de malha estrutura - vigas/pilares

8 Soluções de infraestrutura predial

8.1 Elevadores

8.2 Ar-condicionado

8.3 Sistemas elétricos

8.4 Instalações Hidráulicas

8.5 Instalações de Incêndio

8.6 Segurança

9 Memorial de intenções e soluções projetuais

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias.

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Maquetaria, Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e representação gráfica em laboratório de desenho.

  

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

A avaliação envolve a apreciação dos trabalhos resultantes em duas entregas (parcial e final). Os itens que devem ser entregues pelo discente em cada etapa (parcial e final), assim como os critérios avaliativos destas serão comuns a todas as disciplinas de Projeto de Arquitetura A e são esclarecidos no Regimento para as disciplinas de Projeto. A avaliação terá dois focos, o primeiro quanto ao processo do discente (1) assiduidade e assessoramentos; e (2) desenvolvimento dos TDE´s propostos na disciplina, e o segundo quanto ao produto final apresentado (3) qualidade da proposta; (4) representação, expressão e comunicação espacial, gráfica e textual; e (5) apresentação dos elementos de entrega – painel.

BIBLIOGRAFIA

 

Bibliografia Básica

BUXTON, Pamela. Manual do arquiteto: planejamento, dimensionamento e projeto. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.

GURGEL, Miriam. Projetando Espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. 6ª. ed. São Paulo: Senac, 2017.

MARTENS, Yuri; MEEL,Juriaan V.;REE, Hermen J.V. Como Planejar os Espaços de Escritórios: Guia Prático para Gestores e Designers. 2. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

 

Bibliografia Complementar

ABBUD, Benedito. Criando Paisagens: Guia do Trabalho em Arquitetura Paisagística. São Paulo: Senac, 2010.

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MCLEOD, Virginia; YAMASHITA, Megumi. Detalhes construtivos da arquitetura contemporânea com vidro. Porto Alegre: Bookman, 2011.

NEUFERT, Ernst; NEFF, Ludwing. Casa, apartamento, jardim: projetar com conhecimento - construir corretamente. 2.ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.

PHILLIPS, Davi; YAMASHITA, Megumi. Detalhes construtivos da arquitetura contemporânea com concreto. Porto Alegre: Bookman, 2012.