Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto Integrador VII – Visitas técnicas

Código: 60-1113

Carga Horária: 60h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 03

 

Ementa:

O Projeto Integrador é um componente curricular, desenvolvido por intermédio de uma metodologia de ensino ativa, mediante acompanhamento, orientação e avaliação docente, estruturado para atender um ciclo evolutivo de aprendizagem. Dessa forma, possibilita a relação teoria-prática, a curricularização da extensão, o trabalho interdisciplinar, o ensino problematizador e contextualizado, a pesquisa, a iniciação científica, a integração com o mundo do trabalho e a flexibilidade curricular. Neste semestre envolve viagem de estudo com enfoque diferenciado, podendo abranger cidades da região, do estado, no Brasil e exterior, que possuam valor arquitetônico relevante para o conhecimento acadêmico.

 

Objetivos:

Desenvolver a competência cognitiva por meio do planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos, a fim de articular os conhecimentos teórico-práticos adquiridos no curso no contexto social e profissional. Aprimorar o processo de formação do acadêmico para utilização da metodologia científica e da pesquisa como iniciação científica. Desenvolver habilidades que viabilizem o “fazer” e o “saber fazer” a partir de práticas interdisciplinares. Propiciar um ensino problematizador e contextualizado que assegure a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da proposição de projetos que atendam demandas da área de formação e sociais, a partir da vivência nas organizações e/ou na comunidade. Estimular o trabalho em equipe para desenvolver competências afetivo-relacionais, a aprendizagem em grupo a partir de metodologias ativas e dos estudos realizados. Proporcionar aos alunos um aprofundamento nos assuntos abordados em disciplinas já cursadas. Obter novos conhecimentos através contato com outra realidade/cultura.

 

Conteúdos Curriculares:

As viagens técnicas serão definidas pelo professor, conjuntamente com os alunos, sendo que as visitas agendadas serão em função de temas relevantes aos acadêmicos, que possam agregar conhecimento a ser adquirido “in loco”.

 

Metodologia:

As visitas serão agendadas previamente conforme interesses apresentados pelos acadêmicos, e conforme a disponibilidade da turma. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas anteriores a viagem, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

A avaliação do Projeto Integrador envolve a apreciação dos trabalhos resultantes das atividades propostas ao longo do semestre (material gráfico e textual).

A arguição e a apresentação oral são facultativas, devendo, quando exigidas, constar nos critérios avaliativos do Plano de Execução de cada projeto.

Quando aplicável, a apresentação se fará diante de banca examinadora, constituída por três docentes, proposta pela coordenação do curso.

O julgamento do desempenho do estudante e do grupo para esta finalidade poderá considerar: o comprometimento, a participação nas atividades do ambiente virtual, a pontualidade e a responsabilidade no desenvolvimento das atividades e entrega, a capacitação, empenho e a dedicação demonstrados no transcorrer das atividades.

O discente que não entregar o Projeto Integrador ou não comparecer aos atos referentes à avaliação, sem justificativa legal, ficará sem nota neste componente, sendo reprovado.

O PI não é pré-requisito para as disciplinas de mesmo nome subsequentes, portanto, o discente que reprovar poderá cursar concomitantemente até dois PI´s em cada semestre. Sua avaliação não está vinculada a avaliação das disciplinas do semestre, bem como a avaliação das disciplinas do semestre, não estão vinculadas ao PI. Sendo assim, a reprovação de um não implica na reprovação de outro.

No Projeto Integrador, uma das avaliações realizadas ao longo do semestre será através de material textual, na forma de relatório final, devendo o documento seguir as normas do Manual de Normas Técnicas para Produções Acadêmicas da URI.

 

Bibliografia Básica e Complementar

Por ser uma disciplina de viagens e palestras, os assuntos desenvolvidos englobam diversas disciplinas como: teoria e história da arquitetura e do urbanismo projeto de arquitetura, urbanismo, paisagismo, história da arte, tecnologia da construção e outras áreas afins.