Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Paisagismo

Código: 601112

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Conceitos de paisagem e paisagismo. Conhecimento e aplicabilidade das variáveis na atividade de projetar e/ou intervir na paisagem natural e/ ou construída. Especificidade do projeto paisagístico, métodos de abordagens e técnicas de expressão e comunicação.

 

Objetivos:

Desenvolver o conhecimento, as técnicas e suas variabilidades aplicáveis na concepção de projetos de intervenção na paisagem natural e/ou construída – o projeto paisagístico.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Conceito de paisagem

1.1 Paisagismo

1.2 Construção da paisagem

1.3 O paisagismo no contexto da Legislação Ambiental

2 Evolução histórica do paisagismo

2.1 Concepção dos jardins através do tempo

2.1.1 O Jardim Egípcio

2.1.2 O Jardim Grego

2.1.3 O Jardim Persa

2.1.4 O Jardim Romano

2.1.5 Estilo Medieval

2.1.6 Estilo Italianos

2.1.7 Estilo Francês

2.1.8 Estilo Inglês

3 Estudo da paisagem no Brasil

3.1 Paisagismo de Burle Marx

4 Os Jardins da América do Sul e do Brasil

5 Novas tendências = estilo Feng Shui

6 Tipos de Solos

6.1 Características Físico-Hídricas Retenção de Água no Solo

7 Irrigação

7.1 Noções de Dimensionamento de Sistemas de Recalque

8 Adubação e Fertilidade de Solos

9 Substratos/Cuidados para Implantação de Áreas Verdes

10 Propagação

10.1 Hormônios

11 Conservação da Natureza e planejamento da paisagem

11.1 Identificação de Plantas Ornamentais e Características de Espécies

11.2 Espécies arbóreas e arbustivas

11.3 Produção de Plantas Ornamentais

11.4 Cuidados / Necessidades / Custos de produção

11.5 Noções de controle de Doenças e Pragas

12 Elaboração de Projeto Paisagístico

12.1 Fases de coleta de dados e análise

12.2 Zoneamento

12.2.1 Acessos

12.3 Requisitos necessários para o projeto paisagístico

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Maquetaria, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

BIBLIOGRAFIA

 

 

Bibliografia Básica  

BARBOSA, Antônio Carlos da Silva. Paisagismo, Jardinagem e Plantas Ornamentais. São Paulo: IGLU, 2009.

HUTCHISON, Edward. O desenho no projeto da paisagem. Editora Gustavo Gilli, 2012.

LORENZI, Harri. Plantas Para Jardim No Brasil - Herbáceas, Arbustivas e Trepadeiras. 2a Ed. Editora Plantarum, 2015.

 

Bibliografia Complementar

ABBUD, Benedito. Criando Paisagens: Guia do Trabalho em Arquitetura Paisagística. São Paulo: Senac, 2010.

AMORIM, J. A. A. A ONU e o Meio Ambiente – Direitos Humanos, Mudanças climáticas e

segurança no século XXI. São Paulo: Atlas, 2015.

BUXTON, Pamela. Manual do arquiteto: planejamento, dimensionamento e projeto. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.

LIRA FILHO, José Augusto de. Paisagismo: elementos de composição estética. Viçosa: Aprenda fácil, 2002.

MACEDO, Sílvio Soares; SAKATA, Francine Gramacho. Parques Urbanos no Brasil: Brazilian Urban Parks. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2010.

MARX, Roberto Burle. Arte & paisagem: conferências escolhidas. 2. ed. São Paulo: Nobel, 2004.