Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Urbano II

Código: 60-1111

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Proposta de intervenção projetual e normativa envolvendo o desenho urbano como instrumento de apoio ao planejamento e à gestão de cidades. Neste sentido, a prática urbanística abrange as alternativas de organização socioespacial, a infraestrutura, a legislação pertinente e os custos econômicos da tomada de decisão em planejamento de parcelas urbanas. Proposição de exercício de projetos urbanos complexos com ênfase nos aspectos funcionais, formais, ambientais e comportamentais, levando em consideração a mobilidade urbana e acessibilidade.

 

Objetivos:

Estudar, entender e desenvolver diretrizes urbanísticas que ordenem a intervenção no espaço urbano através de propostas para um plano diretor.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Antecedentes sobre legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira

2 As principais leis urbanísticas, seus objetivos e implicações

2.1 A Constituição Federal de 1988

2.2 As legislações estaduais e o Planejamento Urbano

2.3 As leis orgânicas municipais e o Estatuto da Cidade

2.4 O perímetro urbano

2.5 O controle do uso e ocupação do solo urbano

2.6 O parcelamento do solo urbano

2.7 A legislação ambiental (meio ambiente e a legislação brasileira)

2.8 O código de edificações

2.9 As posturas municipais

3 Mobilidade Urbana

3.1 Os diversos traçados viários

4 Acessibilidade Urbana no contexto dos espaços públicos; dos equipamentos urbanos; dos mobiliários urbanos; e, do solo urbano

5 Paisagem urbana, ambientalismo e desenvolvimento sustentado

6 Revitalização e recuperação de área urbanas

7 Estudos de Caso

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CASTELLO, Iara Regina. Bairros, loteamentos e Condomínios: Elementos para o projeto de novos territórios habitacionais. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

KRAFTA, R. Notas de Aula de Morfologia Urbana. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

PANERAI, Philippe; CASTEX, Jean; DEPAULE, Jean-Charles. Formas Urbanas - A Dissolução da Quadra. Porto Alegre: Bookman, 2013.

 

Bibliografia Complementar

FARR, Douglas. Urbanismo Sustentável: Desenho Urbano com a Natureza. Porto Alegre:

Bookman, 2013.

GEHL, Jan. Cidades para pessoas. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2017. MASCARÓ,

Lucia; MASCARÓ, Juan Luis. Vegetação urbana. 4. ed. Porto Alegre: Masquatro, 2015.

ROMERO, Marta A. Bustos. Princípios bioclimáticos para o desenho urbano. Brasília: Universidade de Brasília, 2013.