Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo IV

Código: 60-1107

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo da arquitetura e da cidade no contexto geral e no Brasil desde meados do século XX até a atualidade. Análise das teorias e produção arquitetônica e urbanística como reflexo do modo de vida das civilizações.

 

Objetivos:

Refletir sobre as teorias e história da arquitetura e urbanismo e sua relação com as sociedades e acontecimentos de cada época e local com vistas a embasar o pensamento e projeto na contemporaneidade.

 

Conteúdos Curriculares:

1. O pós Modernismo: a dissolução conceitual do Movimento Moderno e pressupostos ideológicos da nova arquitetura

2. O populismo norte- americano e seus principais agentes: a obra de Robert Venturi e Denise Scott-Brown

3. O Neorracionalismo Italiano e seus principais agentes: a obra de Aldo Rossi

4. Five Architects e as pesquisas formais Neovanguardistas

5. A arquitetura produtiva ou High Tech

6. O desconstrutivismo: a obra de Peter Eisenman

7. O Regionalismo Crítico

8. Arquitetura e debates contemporâneos - pluralidade de pensamentos

8.1. Continuidades e rupturas

8.2. Fenomenologia

8.3. Sustentabilidade

8.4. Tecnologia

8.5. Diagramas

8.6. Complexidade

8.7. Decolonialismo

8.8. Gênero

9. Educação nas relações ético-raciais (racismo, intolerância e exclusão, diferença,

diversidade e multiculturalismo).

9.1. Comunidades Afro-brasileiras e Indígenas

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Auditório, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MONTANER, Josep Maria. A modernidade superada. Editora GG Brasil, 2013.

MONTANER, Josep Maria. Sistemas arquitetônicos contemporâneos. Editora Gustavo Gili, 2016.

HALL, Peter. Cidades do Amanhã. 4 ed. Editora Perspectiva, 2016.

 

Bibliografia Complementar

BASTOS, Maria Alice Junqueira; ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas após 1950. Editora Perspectiva, 2015.

CANDAU, Vera Maria (Org.) Somos todos – iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: DPZA, 2003.

CEJKA, Jan. Tendências de La arquitectura contemporânea. México: Gustavo Gili, 1996.

LEITE, Carlos. Cidades sustentáveis, cidades inteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MONTANER, Josep Maria. Depois do Movimento Moderno. Barcelona: Gustavo Gili, 2015.