Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Código: 60-1105 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Nº de Créditos: 02
Ementa: História e teoria do restauro. Conceitos de patrimônio cultural. Conservação e restauro. Critérios e técnicas. Documentação e levantamento arquitetônico. Sistemas construtivos tradicionais e sua aplicação contemporânea.
Objetivos: Conhecer e identificar fatores que envolvem a deterioração de monumentos, edifícios e conjuntos urbanos e métodos de restauração, reconstrução ou manutenção, assim como conhecer a história e aplicar a normatização pertinente a restauração de bens históricos.
Conteúdos Curriculares: 1 Evolução da Teoria do Restauro 1.1 Conceituação e surgimento 1.2 Conservação e restauro e a consciência ambiental 1.3 Acessibilidade e outras normativas específicas 1.4 Tratadistas: 1.4.1 Viollet Lê Duc 1.4.2 John Ruskin 1.4.3 Camilo Bioto, Lucas Beltrami e Gustavo Giovannoni 1.4.4 Cesare Brandi 1.4.5 Roberto Pane, Renato Bonelli e Giovani Carbonara 1.5 Recomendações Internacionais (Cartas Patrimoniais) 1.6 Tendências do restauro no Brasil 2 Técnicas retrospectivas aplicadas a monumentos, edificações e conjuntos 2.1 Fundamentação e avaliação 2.1 Conceituação patologia 2.3 Metodologia de análise e recuperação 2.4 A fotografia na reabilitação arquitetônica 2.5 Compatibilidade de materiais na construção civil 2.6 Estudo das patologias e métodos e técnicas de recuperação 2.6.2 Pedra e tijolo 2.6.3 Umidade e eflorescências em alvenarias 2.6.4 Madeira 2.6.5 Concreto armado 2.6.6 Fachadas – sujeira 2.6.7 Patologias em revestimentos contínuos 2.6.8 Despreendimento de elementos 2.6.9 Coberturas, beirais e cornijas 3 Levantamento Cadastral 3.1 Exposição geral 3.2 Metodologia de levantamento 3.3 Definição da edificação 3.4 Pesquisa documental, histórica e arqueológica 3.5 Levantamento e visita de campo 3.6 Diagnóstico de patologias 3.7 Memorial descritivo do levantamento
Metodologia: Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Construção Civil, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 8 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
Avaliação: A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos. |
Bibliografia Básica BOITO, Camillo. Os restauradores. São Paulo: Ateliê, 2016. BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Ateliê, 2017. CERÁVOLO, Ana Lúcia. Interpretações do patrimônio: arquitetura e urbanismo moderno na constituição de uma cultura de intervenção no Brasil. EdUFSCar, 2013.
Bibliografia Complementar BARROS, Alzira Costa Rodrigues. Restauração do Patrimônio Histórico: uma proposta para a formação de agentes difusores. Editora SENAI-SP, 2018. BEINHAUER, Peter. Atlas de detalhes construtivos: reabilitação. Barcelona: Gustavo Gili, 2013. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2006. FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014. RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Goiânia: Ed. Da UCG, 2006.
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