Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto de Arquitetura V-A

Código: 60-1104

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h) (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Prática de projeto de edificações apoiados na conservação e preservação, propondo novas funções. Tema de forte compromisso com o entorno urbano, valorizando os elementos antigos e a sua relação com os novos, levando em consideração a mobilidade urbana e acessibilidade.

 

Objetivos:

Projetar intervenções em edificações e no sítio em que elas estão inseridas, realizar levantamentos cadastrais, diagnósticos e prognósticos do objeto de estudo, pesquisas da relevância e definições de critérios de intervenção nas mesmas, além de detalhar os procedimentos que serão adotados para a execução do projeto. As atividades desenvolvidas na área a ser trabalhada serão de uso comercial, cultural ou de prestação de serviços.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Aspectos conceituais

1.1 Estudo do tema

1.1.1 Análise de composição

1.1.2 Análise da relação da obra com o local de implantação (clima, topografia, materiais utilizados)

1.1.3 Análise do programa de necessidades (atividades, mobiliário e equipamentos, graus de privacidade)

1.1.4  Análise de setorização e fluxos, análise do conceito e partido.

1.2 Usuário

1.2.1 Características funcionais

2 Estudo do terreno, entorno imediato e condicionantes

2.1 Condicionantes físico-ambientais (topografia, vegetação, clima/microclima)

2.2 Legislação (urbanística/ambiental), uso e ocupação do solo, densidade urbana, gabarito de altura, sistema viário, passeios públicos, iluminação pública, arborização urbana, infraestrutura urbana (abastecimento de água, esgoto, energia elétrica)

2.2  Condicionantes Culturais

2.3  Condicionantes Econômicos

2.4 Condicionantes Técnicos Construtivos

3 Programas de necessidades

4 Proposta

4.1 Levantamento cadastral

4.2 Memorial descritivo

4.3 Pesquisa documental, histórica e arqueológica

4.4 Recomendações e critérios de intervenção

4.5 Pré-dimensionamento

4.6 Organograma funcional

4.7 Zoneamento

4.8 Partido geral

4.9 Estudos preliminares

4.10 Anteprojeto

4.11 Memorial descritivo de intervenção

5 Instalações e equipamentos

5.1 Identificação dos pontos de utilização

5.1.1 Hidrossanitários

5.1.2 Elétricos

5.1.3 Comunicação

5.1.4 Segurança

5.2 Especificação para portadores de necessidades especiais

6 Programação visual

6.1 Comunicação

6.2 Sinalização

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias.

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Maquetaria, Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e representação gráfica em laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

A avaliação envolve a apreciação dos trabalhos resultantes em duas entregas (parcial e final). Os itens que devem ser entregues pelo discente em cada etapa (parcial e final), assim como os critérios avaliativos destas serão comuns a todas as disciplinas de Projeto de Arquitetura A e são esclarecidos no Regimento para as disciplinas de Projeto. A avaliação terá dois focos, o primeiro quanto ao processo do discente (1) assiduidade e assessoramentos; e (2) desenvolvimento dos TDE´s propostos na disciplina, e o segundo quanto ao produto final apresentado (3) qualidade da proposta; (4) representação, expressão e comunicação espacial, gráfica e textual; e (5) apresentação dos elementos de entrega – painel.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Ateliê, 2017.

CERÁVOLO, Ana Lúcia. Interpretações do patrimônio: arquitetura e urbanismo moderno na constituição de uma cultura de intervenção no Brasil. EdUFSCar, 2013.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2017.

 

Bibliografia Complementar

BEINHAUER, Peter. Atlas de detalhes construtivos: reabilitação. Barcelona: Gustavo Gili, 2013.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.

RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Goiânia: Ed. Da UCG, 2006.

RUSKIN, John. A lâmpada da memória. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2015.

VIOLET-LE-DUC, Eugène Emmanuel. Restauração. São Paulo: Ateliê, 2017.

 

Notícias do Curso

Ver todas