Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto Integrador V – Arquitetura e Urbanismo

Código: 60-1103

Carga Horária: 60h (Teórica: 20h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 03

 

Ementa:

O Projeto Integrador é um componente curricular, desenvolvido por intermédio de uma metodologia de ensino ativa, mediante acompanhamento, orientação e avaliação docente, estruturado para atender um ciclo evolutivo de aprendizagem. Dessa forma, possibilita a relação teoria-prática, a curricularização da extensão, o trabalho interdisciplinar, o ensino problematizador e contextualizado, a pesquisa, a iniciação científica, a integração com o mundo do trabalho e a flexibilidade curricular.

 

Objetivos:

Desenvolver a competência cognitiva por meio do planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos, a fim de articular os conhecimentos teórico-práticos adquiridos no curso no contexto social e profissional. Aprimorar o processo de formação do acadêmico para utilização da metodologia científica e da pesquisa como iniciação científica. Desenvolver habilidades que viabilizem o “fazer” e o “saber fazer” a partir de práticas interdisciplinares. Propiciar um ensino problematizador e contextualizado que assegure a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da proposição de projetos que atendam demandas da área de formação e sociais, a partir da vivência nas organizações e/ou na comunidade. Estimular o trabalho em equipe para desenvolver competências afetivo-relacionais, a aprendizagem em grupo a partir de metodologias ativas e dos estudos realizados.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Pesquisa sobre o tema
  2. Desenvolvimento da Proposta
  3. Representação Gráfica da Proposta
  4. Desenvolvimento de Artigo Científico

 

Metodologia:

Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias.

O aluno (em seu grupo) em fase de realização das atividades referentes à disciplina de Projeto Integrador, deve manter contato com o professor Orientador para discussão e aprimoramento das propostas, cumprindo os prazos e procedimentos relativos ao desenvolvimento e apresentação dos trabalhos.

O aluno deverá elaborar e entregar os trabalhos de acordo com o plano de execução, com as normas específicas do curso e com as orientações recebidas ao longo do semestre, respeitando a preservação do capital intelectual de terceiros.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

A avaliação do Projeto Integrador envolve a apreciação dos trabalhos resultantes das atividades propostas ao longo do semestre (material gráfico e textual).

A arguição e a apresentação oral são facultativas, devendo, quando exigidas, constar nos critérios avaliativos do Plano de Execução de cada projeto.

Quando aplicável, a apresentação se fará diante de banca examinadora, constituída por três docentes, proposta pela coordenação do curso.

O julgamento do desempenho do estudante e do grupo para esta finalidade poderá considerar: o comprometimento, a participação nas atividades do ambiente virtual, a pontualidade e a responsabilidade no desenvolvimento das atividades e entrega, a capacitação, empenho e a dedicação demonstrados no transcorrer das atividades.

O discente que não entregar o Projeto Integrador ou não comparecer aos atos referentes à avaliação, sem justificativa legal, ficará sem nota neste componente, sendo reprovado.

O PI não é pré-requisito para as disciplinas de mesmo nome subsequentes, portanto, o discente que reprovar poderá cursar concomitantemente até dois PI´s em cada semestre. Sua avaliação não está vinculada a avaliação das disciplinas do semestre, bem como a avaliação das disciplinas do semestre, não estão vinculadas ao PI. Sendo assim, a reprovação de um não implica na reprovação de outro.

No Projeto Integrador, uma das avaliações realizadas ao longo do semestre será através de material textual, na forma de relatório final, artigo científico ou resumo expandido, devendo o documento seguir as normas do Manual de Normas Técnicas para Produções Acadêmicas da URI.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BUXTON, Pamela. Manual do arquiteto: planejamento, dimensionamento e projeto. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.  

CONFORTIN, Helena; STORTI, Adriana Troczinski; ZANIN, Elisabete Maria; AGRANIONIH, Neila Tonin; ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 2. ed. Erechim: EdiFAPES, 2013.

NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2013.

 

 

Bibliografia Complementar

Serão especificadas para cada tema de trabalho a ser desenvolvido.