Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Teoria das Estruturas aplicada a Arquitetura

Código: 60-1100

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Cálculo de treliças pelo método de Cremonin e flambagem, flexão normal simples, oblíqua simples, normal composta, oblíqua composta.

 

Objetivos:

Proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para resolver problemas de flexão em estruturas isostáticas, problemas envolvendo flambagem e treliças planas.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Contextualização do tema com viés da sustentabilidade

2 Treliças - cálculo dos esforços

3 Flexão normal simples

4 Flexão oblíqua simples

5 Flexão normal composta

6 Flexão Oblíqua Composta

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de exercícios propostos em sala de aula.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ALMEIDA, Maria Cascão Ferreira de. Estruturas: isostáticas. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

MELCONIAN, Sarkis. Mecânica técnica e resistência dos materiais. 20. ed . São Paulo: Erica, 2017.

SORIANO, Humberto Lima. Estática das Estruturas. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

 

Bibliografia Complementar

BEER, Ferdinand P., JOHNSTON. Resistência dos Materiais. 3. Ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2012.

CASTRO SOBRINHO, A. da S. Introducao ao metodo de elementos finitos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

FRANCA, L. N. F.; MATSUMURA, A. Z. Mecânica Geral. 3 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2012.

KRIPKA, M. Análise Estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura: Estruturas Isostáticas. 2 ed. Editora PINI, 2011.

NETO, FLAMINIO L. e PARDINI, L. C.. Compósitos estruturais. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 2012.

 

 

 

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