Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Planejamento Urbano e Regional

Código: 60-1099

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Abordagem introdutória abrangente sobre a condição histórica e teórica do discurso e prática do planejamento regional, do planejamento estratégico municipal, da gestão urbana, do planejamento urbano, do desenho urbano, do projeto urbano, do urbanismo, da urbanização, da urbanidade, como domínios do conhecimento, de modo a compreender o atual quadro social das cidades brasileiras.  

 

Objetivos:

Preparar o estudante para compreender e conceber o planejamento urbano e regional em suas diferentes escalas e âmbitos de reprodução do Estado. Desenvolver a interpretação e capacidade de planejamento em propostas na esfera urbana e regional em suas dimensões (social, econômica, política e ambiental).

Refletir sobre as teorias do planejamento e desenvolvimento urbano e regional, induzindo-os a buscarem soluções e alternativas a problemas contemporâneos.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Tendências teórico-práticas do planejamento urbano e regional no Brasil e no Rio Grande do Sul

2 A cultura das cidades: problemática da igualdade e da diversidade social

3 Planejamento e gestão de recursos naturais.

4 Distribuição espacial de atividades serviços e equipamento.

5 Políticas públicas, legislação e gestão.

6 Desenvolvimento econômico e organização espacial.

7 Mobilidade urbana, regional e sistemas integrados de transportes.

8 Sistemas de circulação não motorizados.

9 Metodologias e técnicas de planejamento e gestão territorial.

10 Plano urbano e regional com foco em equipamentos e projetos de integração e estruturação regional.

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

BIBLIOGRAFIA

 

Bibliografia Básica

BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

CHING, Francis D. K. Edificações sustentáveis ilustradas. Editora Bookman, 2017.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; FERREIRA, Renata Marques. Estatuto da cidade comentado: lei 10.257/2001 - lei do meio ambiente artificial. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

 

Bibliografia Complementar

BAETA, AMB. SOFIATI, A; LOUREIRO, C. F. B. etall (Orgs). Educação Ambiental repensando o espaço da cidadania. 4 Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

DEL RIO, V. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: PINI, 1999.

JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

CAMPOS FILHO. Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: 2a ed, 2016.

VITTE, Claudette de Castro Silva; KEINERT, Tânia Margarete Mezzzomo. Qualidade de vida, planejamento e gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.