Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto de Arquitetura IV-A

Código: 60-1098

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Prática do projeto com estudo de loteamento urbano considerando tipologias habitacionais para assentamento da população de baixa renda, visando proposta para habitação de interesse social levando em consideração o desenvolvimento da infraestrutura local. Os loteamentos urbanos, sejam estes regulares ou irregulares representam o modo consagrado de expansão do tecido urbano.

Objetivos:

Compreender os processos de produção de loteamentos urbanos destinados à habitação social em âmbito nacional e local. Coletar e sistematizar dados sobre o local, os usuários, as regulamentações e os recursos disponíveis para desenvolvimento de loteamentos. Estabelecer programa de necessidades específicas para loteamentos em áreas urbanas, e ênfase nas questões de abrigo, funcionalidade, segurança, convivência social, acesso universal e desenvolvimento sustentável. Propor alternativas de projeto arquitetônico de Núcleo habitacional, respeitando as diretrizes urbanísticas e com modalidade de gestão do processo construtivo com participação dos usuários. Desenvolver anteprojeto de edificações do Núcleo Habitacional, com ênfase na sua infraestrutura e das habitações. Propor materiais e técnicas construtivas alternativas e mais sustentáveis.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Conceituação de Política Urbana

2 Expansão Urbana

3 Diretrizes Básicas de Loteamento Urbano

3.1 Técnicas e práticas de loteamento urbano

4 Direitos humanos no contexto da temática

5 Estudo do terreno, entorno imediato e condicionantes

5.1 Condicionantes físico-ambientais (topografia, vegetação, clima/microclima)

5.2 Legislação (urbanística/ambiental), uso e ocupação do solo, densidade urbana, gabarito de altura, sistema viário, passeios públicos, iluminação pública, arborização urbana, infraestrutura urbana (abastecimento de água, esgoto, energia elétrica)

5.3  Condicionantes Culturais

5.4  Condicionantes Econômicos

5.5 Usuários

5.6 Regulamentações

5.7 Recursos disponíveis para desenvolvimento de programa habitacional

6 Programa de necessidades específicas em área urbana

6.1 Abrigo

6.2 Funcionalidade

6.3 Segurança

6.4 Convivência social

6.5 Acessibilidade/ Acesso universal

8 Elaboração de projetos de habitação de interesse social

8.1 Detalhamento Construtivo

8.2 Aspectos Urbanísticos

8.3 Aspectos Arquitetônicos

8.4 Aspectos Paisagísticos

8.5 Materiais e Técnicas Construtivas alternativas e sustentáveis

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias.

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Maquetaria, Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e representação gráfica em laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

A avaliação envolve a apreciação dos trabalhos resultantes em duas entregas (parcial e final). Os itens que devem ser entregues pelo discente em cada etapa (parcial e final), assim como os critérios avaliativos destas serão comuns a todas as disciplinas de Projeto de Arquitetura A e são esclarecidos no Regimento para as disciplinas de Projeto. A avaliação terá dois focos, o primeiro quanto ao processo do discente (1) assiduidade e assessoramentos; e (2) desenvolvimento dos TDE´s propostos na disciplina, e o segundo quanto ao produto final apresentado (3) qualidade da proposta; (4) representação, expressão e comunicação espacial, gráfica e textual; e (5) apresentação dos elementos de entrega – painel.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Bibliografia Básica

ALFONSIN, Betânia et al. Estatuto da cidade e reforma urbana: novas perspectivas para as cidades brasileiras. Porto Alegre: Fabris, 2002.

BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil. Editora: Estação Liberdade, 2017.

DUNDI, Guilherme Perego; PEINADO, Hugo Sefrian. Sustentabilidade na habitação de interesse social: abordagem a partir do selo Casa Azul. Editora Ciência Moderna, 2018.

 

Bibliografia Complementar

CHING, Francis D. K.; ADAMS, Cassandra. Técnicas de construção ilustradas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010.

NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2013.

SCHLEIFER, Simone K. Vivendas Pré Fabricadas. Barcelona: FKG, 2011.

WASSOUF, Micheel. Da casa passiva à norma Passivhaus. Editora Gustavo Gili, 2014.