Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Sociologia Urbana

Código: 60-1096

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estrutura social e suas relações com arquitetura. O desenvolvimento urbano e seu impacto na sociedade abrangendo o meio urbano e o rural.

 

Objetivos:

Despertar a atenção do futuro arquiteto urbanista, sobre as questões que envolvem a cidade, em seus diversos aspectos, buscando traçar por meio da leitura crítica quais são os fatores e atores que interagem de modo incisivo na representatividade do coletivo urbano e como estas relações ora estabelecidas se refletem na produção e percepção do espaço construído.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Relação da sociologia com a Sociologia Urbana

2 Os diversos atores sociais

3 Direitos humanos

4 Qual o papel do poder público frente às exigências sociais

5 A cidade como objeto de estudo

6 Diferentes olhares sobre o urbano

7 O imaginário urbano

8 O espaço urbano

9 Direito urbanístico no Brasil

10 Política urbana no Brasil

11 O planejamento urbano e segregação social – práticas históricas

12 A legislação urbana atual – Estatuto da cidade

13 A questão da Habitação Urbana

14 Avaliação Pós-Ocupação

15 Cidades Sustentáveis/ Educação Ambiental

16 Comunidades Afro-brasileiras e Indígenas

 

Metodologia (Câmpus de Erechim):

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo. A fixação dos conteúdos será por meio de análise de textos e debates.

 

Metodologia (Câmpus de Frederico Westphalen):

O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1.134/2016.

 

Avaliação (Câmpus de Erechim):

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Avaliação (Câmpus de Frederico Westphalen):

A avaliação da disciplina será feita com base o que determina o Regimento Interno da Instituição Resolução no 2318/CUN/2017– CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art.85-92– “Do Planejamento de Ensino e Da Avaliação da Aprendizagem”.

Os resultados dos acadêmicos deverão ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), conforme segue:

I – 20% - Trabalhos do Docente (atividades propostas pelo docente da disciplina, no ambiente virtual de aprendizagem, que serão avaliadas através da entrega pelo acadêmico);

II – 20% - Fórum Avaliativo (é uma ferramenta que poderá ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona possibilitando a interação entre acadêmico-professor e acadêmico-acadêmico objetivando o pensamento construtivo, a partir do pensamento crítico. A pontuação pode ser contabilizada de forma quantitativa e/ou qualitativa);

III – 60% - Prova Presencial (será aplicada pelo docente responsável da disciplina, acontecerá de forma individual e sem consulta, visando as competências desenvolvidas pelo acadêmico durante a disciplina).

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CARVALHO, Petrônio Braz de. Vida Urbana: uma análise sociológica das cidades. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2012.

DEMO, Pedro. Introdução a Sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. 1ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2014.

DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Edipro, 2016.

 

Bibliografia Complementar

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

DAMATTA, Roberto. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.

LEAO, A. Carneiro. Fundamentos da Sociologia. Sao Paulo: Melhoramentos, 1963.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 2013.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Porto Alegre: RBS, 2004.