Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II

Código: 60-1095

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo da arquitetura e da cidade no contexto mundial desde as vanguardas modernas até meados do Século XX. Análise das teorias e produção arquitetônica e urbanística como reflexo do modo de vida das civilizações.

 

Objetivos:

Refletir sobre as teorias e história da arquitetura e urbanismo e sua relação com as sociedades e acontecimentos de cada época e local com vistas a embasar o pensamento e projeto na contemporaneidade.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Vanguardas modernas

1.1. Arts & Crafts

1.2. Escola de Chicago

1.3. Art Nouveau

1.4. Art Déco

1.5. Deutsche Werkbund

2. O Movimento Moderno

2.1. Arquitetos precursores do Movimento Moderno - Behrens, Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier

2.2. Bauhaus

3. A difusão do movimento Moderno – O Estilo Internacional

4. Teoria e projeto da cidade moderna

4.1. Os CIAMs

5. A obra das novas gerações de Arquitetos

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Auditório, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CURTIS, William J. R. Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

 

Bibliografia Complementar

BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016

KOCH, Wilfried. Dicionário dos estilos arquitetônicos. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

VOGEL, Gunther; Szaze, Inge; Szaze, István. Atlas de Arquitetura. Madrid: Alianza Editorial, 2007.

WODEHOUSE, Lawrence. A história da arquitetura mundial. 3 ed. – Porto Alegre: AMGH, 2011.

BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

PEVSNER, Nikolaus. Panorama da Arquitetura Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2015.