Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Tecnologia da Construção III

Código: 60-1094

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Processos construtivos novos e evoluídos. Equipamentos, transporte vertical em obras (andaimes). Organização de canteiros de obras. Terraplanagem em obras, locação de obras, tipos de fundações. Dimensionamento de edificações não estruturadas.

 

Objetivos:

Possibilitar aos alunos um conhecimento maior sobre as diversas etapas de uma obra.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Terraplanagem em obras

2 Locação de Obras

3 Transporte vertical

4 Canteiro de obras

5 Andaimes

6 Execução de fundações

7 Dimensionamento de edificação de dois pisos não estruturada

8 Técnicas de construção sustentáveis

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s),  Laboratório de Construção civil, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de atividades práticas em laboratório de construção civil.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

SALGADO, J. Técnicas e Práticas Construtivas para Edificação. 2ª ed., São Paulo: Erica, 2013.

VELLOSO, Dirceu de Alencar; LOPES, Francisco de Rezende. Fundações: critérios de projeto investigação do subsolo, fundações superficiais, fundações profundas. São Paulo: Oficina de Textos, 2016.

YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar. São Paulo: PINI, 2013.

 

Bibliografia Complementar

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND (ABCP). O guia do profissional da construção. São Paulo: Alaude, 2013. 1.v. 2.v. 3.v. 4.v.

COSTA, Maria Lívia da Silva; ROSA, Vera Lucia do Nascimento. 5S no canteiro. 4. ed. São Paulo: O Nome da Rosa, 2010.

FREIRE, Wesley Jorge. Tecnologias e materiais alternativos de construção. Editora UNICAMP, 121 2017.

HACHICH, Waldemar. Fundações: teoria e prática. São Paulo: PINI, 2012.

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. Fundações: guia prático de projeto, execução e dimensionamento. São Paulo: Zigurate Editora, 2011.

SOUZA, Ubiraci. Projeto e implantação do canteiro. São Paulo: O Nome da Rosa, 2008.

 

 

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