Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: Conforto Ambiental II (Lumínico e Ergonômico) Código: 60-1093 Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 40h) Nº de Créditos: 04
Ementa: Estudo e análise do conforto lumínico: efeitos da luz sobre a saúde humana; normas técnicas, luz e calor. Luz natural. Sistemas de iluminação artificial. Efeitos sobre o conforto térmico dos ambientes. Eficiência energética na arquitetura e consumo de energia. Desenvolver estudos de ergonomia, aplicáveis no projeto de arquitetura e urbanismo, abordando os aspectos da percepção, dimensionamento e composição dos espaços e equipamentos das edificações e das áreas urbanas.
Objetivos: Oferecer ferramentas para o projeto de espaços visando o conforto lumínico, ergonômico e a eficiência e economia do consumo energético das edificações. Desenvolver a capacidade de analisar criticamente, conceituar e adequar os espaços e elementos arquitetônicos, bem como especificar corretamente os materiais para o conforto lumínico e o consumo energético. Desenvolver estudos de ergonomia aplicáveis no Projeto de Arquitetura e de Urbanismo abordando os aspectos da percepção, dimensionamento e composição dos espaços e equipamentos das edificações e das áreas urbanas.
Conteúdos Curriculares: 1 Conforto visual 1.1 Introdução e objetivos 1.2 Fundamentos físicos da luz 1.3 Resposta humana à luz 1.4 Desempenho das tarefas visuais 1.5 Fotometria 1.6 Propriedades óticas dos materiais 2 Iluminação natural 2.1 Tipos (lateral e zenital) 2.2 Cálculo 2.3 Controle (proteções solares) 2.4 Eficiência energética: Sustentabilidade 3 Iluminação artificial 3.1 Grandezas 3.2 Tipos de lâmpadas e luminárias 3.3 Cálculo luminotécnico 3.4 Designação de cor 3.5 O uso racional da energia 4 Condições de iluminação dos espaços 4.1 Níveis de iluminação recomendáveis segundo as normas vigentes 4.2 Arquitetura comercial 4.3 Arquitetura residencial 4.4 Arquitetura industrial 4.5 Arquitetura institucional 4.6 Iluminação artificial externa 5 Ergonomia 5.1 Conceituação e aplicações 5.2 O trabalho muscular e as medidas do corpo humano como parâmetro para projeto 5.3 Ergonomia aplicada à arquitetura – o espaço e o dimensionamento 5.3.1 Atividades domésticas 5.3.2 Ensino 5.3.3 Trabalho 5.3.4 Comércio 6 Pessoa com Mobilidade Reduzida: adaptações necessárias e efeito social
Metodologia: Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Conforto Ambiental, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio da aplicação prática destes em laboratório de conforto ambiental. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
Avaliação: A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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