Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Projeto de Arquitetura III-A

Código: 60-1092

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h)  (Prática: 60h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Prática do projeto como resposta a situação arquitetônica pré-determinada. Temática utilizando grandes vãos estruturais, com problemas específicos de segurança e de controle ambiental como iluminação, ventilação, acústica, etc. Aplicação de metodologias relativas a análise do sítio. Compromisso com a escala urbana, mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade.

 

Objetivos:

Conhecer e aplicar as variáveis intervenientes na atividade de projetar espaços edificados destinados a vivência comunitária, educativa e/ou cultural e/ou esportiva e/ou recreativa. Projetar ambiente de vivência ou de uso coletivo, do acesso público (ou semiprivado), destinado a atividades sociais, culturais ou educativas.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Aspectos Conceituais

1.1 Estudo do tema

1.1.1 Análise de composição

1.1.2 Análise da relação da obra com o local de implantação (clima, topografia, materiais utilizados)

1.1.3 Análise do programa de necessidades (atividades, mobiliário e equipamentos, graus de privacidade)

1.1.4  Análise de setorização e fluxos, análise do conceito e partido.

1.2 Usuários

1.2.1 Características e atividades humanas

2 Estudo do terreno e seu entorno imediato

2.1 Condicionantes físico-ambientais (topografia, vegetação, clima/microclima)

2.2 Legislação (urbanística/ambiental), uso e ocupação do solo, densidade urbana, gabarito de altura, sistema viário, passeios públicos, iluminação pública, arborização urbana, infraestrutura urbana (abastecimento de água, esgoto, energia elétrica)

2.2  Condicionantes Culturais

2.3  Condicionantes Econômicos

2.4 Condicionantes Técnicos Construtivos

2.5 Acessibilidade e Desenho Universal

3 Sustentabilidade

3.1 Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

3.2 Materiais e técnicas construtivas alternativas e sustentáveis

4 Programas de necessidades

5 Proposta

5.1 Pré-dimensionamento

5.2 Organograma funcional

5.3 Zoneamento

5.4 Partido Geral

5.5 Estudos Preliminares

6 Programação visual

6.1 – Comunicação

6.2 – Sinalização

7 Instalações e equipamentos

7.1 Identificação dos pontos de utilização

7.1.1 Hidrossanitário

7.1.2 Elétrico

7.1.3 Comunicação

7.1.4 Segurança

7.1.5 Acessibilidade

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Todas as atividades pedagógicas visam ao desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, isto é, que sejam capazes de realizar aprendizagens significativas por si mesmos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias.

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Maquetaria, Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e representação gráfica em laboratório de desenho.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

A avaliação envolve a apreciação dos trabalhos resultantes em duas entregas (parcial e final). Os itens que devem ser entregues pelo discente em cada etapa (parcial e final), assim como os critérios avaliativos destas serão comuns a todas as disciplinas de Projeto de Arquitetura A e são esclarecidos no Regimento para as disciplinas de Projeto. A avaliação terá dois focos, o primeiro quanto ao processo do discente (1) assiduidade e assessoramentos; e (2) desenvolvimento dos TDE´s propostos na disciplina, e o segundo quanto ao produto final apresentado (3) qualidade da proposta; (4) representação, expressão e comunicação espacial, gráfica e textual; e (5) apresentação dos elementos de entrega – painel.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ALLEN, Edward. Como os Edifícios Funcionam - A Ordem Natural da Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K., Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

 

Bibliografia Complementar

BUFFA, Ester. Arquitetura e educação: organização do espaço e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas, 1893/1971. Brasília: UFScar: INEP, 2007.

CORREA, Maria E. P; FERREIRA, Avany F; MELLO M. G. Arquitetura Escolar Paulista. São Paulo: FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), 2006.

KWOK, A. G.. Manual de Arquitetura Ecológica. Tradução técnica Alexandre Salvaterra. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2013.

REBELLO, Yopanan C. P. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2017.