Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I

Código: 60-1090

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo da arquitetura e da cidade no contexto mundial desde as origens da arquitetura até meados do Século XIX. Análise das teorias e produção arquitetônica e urbanística como reflexo do modo de vida das civilizações.

 

Objetivos:

Reflexão sobre as teorias e história da arquitetura e urbanismo e sua relação com as sociedades e acontecimentos de cada época e local com vistas a embasar o pensamento e projeto na contemporaneidade.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Introdução à teoria da arquitetura

1.1. A arquitetura e cultura vernacular

1.2. Saber ver e compreender a arquitetura

2. Origens da arquitetura

2.1. Pré-história (Paleolítico, Mesolítico, Neolítica)

2.2. Mesopotâmia

2.3. Arquitetura egípcia

3. Arquitetura clássica

3.1. Arquitetura grega

3.2. Arquitetura romana

3.3. Vitrúvio e o tratado De Architectura

4. Idade média

4.1. Arquitetura paleocristã

4.2. Arquitetura bizantina

4.3. Arquitetura românica

4.4. Arquitetura gótica

4.5. Cidades medievais

5. Idade do humanismo

5.1. Arquitetura renascentista

5.2. Arquitetura maneirista

5.3. Arquitetura barroca e rococó

5.4. Arquitetura neoclássica

5.5. Arquitetura eclética

5.6. A cidade do século XIX

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Auditório, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

BIBLIOGRAFIA

 

Bibliografia Básica

KOCH, Wilfried. Dicionário dos estilos arquitetônicos. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

 

Bibliografia Complementar

PEREIRA, J. R. A. Introdução à história da arquitetura: das origens ao século XXI. Porto Alegre: Bookman, 2012.

PEVSNER, Nikolaus. Panorama da Arquitetura Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

ROTH, Leland. Entender La arquitectura: sus elementos, historia y significado. Barcelona: Gustavo Gili, 2016.

SUMMERSON, John. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.